No dia-a-dia, é muito comum encontrar problemas que exigem otimização. Neste software, o aluno terá a oportunidade de realizar atividades que envolvem esse conceito, aplicando-o em um contexto hipotético de otimização da área de uma janela com perímetro fixo e formato semelhante ao representado nesta foto. Palavras-chave: otimização, área, perímetro.
Neste software, o estudante conhecerá uma maneira de se construir cones a partir de discos, e também aprenderá como otimizar o volumes desses cones. Palavras-chave: geometria espacial, cone, volume.
Imagine uma urna contendo certa quantidade de bolinhas de cores diferentes. Dessa urna, são retiradas bolinhas aleatoriamente, ou seja, sem escolher as cores. Diante disso, tendo observado apenas as cores das bolinhas fora da urna, seria possível estimar as proporções de bolinhas de cada cor existentes na urna? Neste software, o estudante terá a oportunidade de solucionar esse problema. Palavras-chave: probabilidade, análise combinatória, proporções.
Neste software, o aluno estudará triângulos que se movimentam num plano. Mas, diferentemente do que se costuma fazer, serão usados números complexos para descrever esses movimentos. Ao longo das atividades do software, o aluno verá que essa abordagem é bastante simples. Palavras-chave: números complexos, triângulos, movimento.
Este software ilustra um processo de otimização utilizando polinômios do segundo grau. Nele, é considerada uma situação hipotética em que o objetivo é encontrar a janela retangular que tem a maior área dentre as que tem um determinado formato e perímetro fixo. As funções que descrevem estas situações são polinômios do segundo grau com domínio restrito.O caminho de investigação proposto parte da percepção visual dos valores por meio de gráficos dinâmicos e induz o “modelamento” do problema por funções. No dia-a-dia, é muito comum encontrar problemas que exigem otimização. Neste software, o estudante terá a oportunidade de realizar atividades que envolvem esse conceito. Palavras-chave: área, polinômios, perímetro, otimização, função.
Neste software, o estudante irá conhecer os gráficos do tipo box plot (gráfico de caixa) e irá construí-los para comparar a altura e o número do calçado das meninas e dos meninos de sua sala de aula. Palavras-chave: grandezas e medidas, medidas do corpo, altura, medidas de comprimento, estatística descritiva, conjunto de dados, gráfico de caixa, box plot.
Atividade interativa em que se pode exercitar algumas noções do cálculo de probabilidades, tais como as de evento e de independência. Além disso, lhe será apresentada a ideia de experimento aleatório por meio de um jogo chamado “jogo do máximo”. Palavras-chave: experimento aleatório, probabilidade, jogo, evento, independência.
Atividade interativa em que o estudante vai explorar conceitos básicos de análise combinatória e probabilidade através de um jogo de dados. Há 3 níveis no jogo, definidos pelo número de dados lançados e as opções são 3, 4 ou 5 dados. experimento aleatório, eventos equiprováveis, operações com eventos, probabilidade. Nível: ensino médio.
Neste software, o aluno irá aplicar a lei de refração de Snell para casos em que ocorre mais do que uma troca de meio, como, por exemplo, na refração da luz em um cristal de gelo. Com isso, será possível entender a geometria por trás de fenômenos atmosféricos como o Halo Solar, ilustrado nesta foto. Palavras-chave: geometria.