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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Números Primos - Fermat Popular Versão: www
Atualização:  11/5/2012
Descrição:
Fermat foi um grande estudioso dos números. Nesta simulação o Professor pode mostrar alguns resultados que ele chegou com relação aos números primos.
Palavras-chave: história da Matemática, Fermat, números primos.

Downloads 3045  3045  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ludoteca IF/USP  Site http://www.cienciamao.if.usp.b
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Noções Básicas de Trigonometria Popular Versão: 
Atualização:  21/5/2012
Descrição:
Com este simulador o Professor pode trabalhar as noções básicas de trigonometria obtidas por meio de triângulos retângulos - seno, cosseno e tangente.
Palavras-chave: trigonometria, triângulo retângulo, seno, cosseno, tangente.

Downloads 2383  2383  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ludoteca IF/USP  Site http://www.ludoteca.if.usp.br
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Mysterium Cosmographicum Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
No século XVI, o astrônomo alemão Johannes Kepler tentou encontrar uma relação entre os cinco sólidos e os seis planetas que eram conhecidos na época: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno. Kepler pensou que os dois números estavam conectados, isto é, que a razão pela qual havia somente seis planetas era porque existiam somente cinco sólidos regulares.
Em 1596, em sua obra Mysterium Cosmographicum, Kepler estabeleceu um modelo do sistema solar onde os cinco sólidos platônicos eram colocados um dentro do outro, separados por uma série de esferas inscritas. Ele conjecturou que as razões entre os raios das órbitas dos planetas coincidiam com as razões entre os raios das esferas. Seu modelo, contudo, não era sustentado pelos dados experimentais da época e foi desaprovado por inteiro pelas descobertas posteriores dos planetas Urano e Netuno. Contudo, de sua pesquisa, nasceram a descoberta de novos sólidos (que hoje, levam o seu nome), a percepção de que as órbitas dos planetas não são círculos (mas, sim, elipses) e as leis do movimento planetário. Através do programa abaixo e do formulário de acompanhamento do aluno, esta atividade propõe estudar os detalhes matemáticos que compõem este trabalho de Kepler.
Palavras-chave: geometria espacial, sólidos platônicos, esferas inscritas e circunscritas, modelo de Kepler para o universo, JavaView. Nível: ensino médio.

Downloads 415  415  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site http://www.uff.br
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Movimentos Corporais Popular Versão: www
Atualização:  21/5/2012
Descrição:
Mostra a formação de ângulos com movimentos corporais.
Palavras-chave: geometria plana, ângulos.

Downloads 498  498  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UERJ  Site http://teca.cecierj.edu.br/
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Movimentos Complexos Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Neste software, o aluno estudará triângulos que se movimentam num plano. Mas, diferentemente do que se costuma fazer, serão usados números complexos para descrever esses movimentos. Ao longo das atividades do software, o aluno verá que essa abordagem é bastante simples.
Palavras-chave: números complexos, triângulos, movimento.

Downloads 346  346  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Projto M3 - UNICAMP  Site http://m3.ime.unicamp.br/
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Modelando Polígonos Equivalentes  Popular Versão: 
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Experimento que ajuda a compreender como formas geométricas elementares, e suas regularidades, podem ser percebidas.
Palavras-chaves: regularidade, congruência e posicionamento de figuras planas, áreas e polígonos equivalentes. Nível: ensino médio.

Downloads 473  473  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site http://www.uff.br
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Método de Monte Carlo em 3D - Parte 5 Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Esta atividade é a quinta seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. O primeiro aplicativo simula uma roda da fortuna onde o espaço amostral e as probabilidades podem ser modificadas, permitindo a simulação de experimentos clássicos como o lançamento de uma moeda e o lançamento de um dado. O segundo aplicativo explica um algoritmo muito usado na geração de números pseudoaleatórios no computador: o gerador congruente linear. Os demais aplicativos são simulações com as quais é possível testar o gerador congruente linear. As três últimas simulações são experimentos em probabilidade geométrica: a área do círculo, o volume da esfera e o clássico problema da agulha de Buffon. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade.
Palavras-chave: geometria, probabilidade, aleatoriedade, análise combinatória.

Downloads 475  475  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site http://www.uff.br/
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Método de Monte Carlo em 2D - Parte 4 Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Esta atividade é a quarta de seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. O primeiro aplicativo simula uma roda da fortuna onde o espaço amostral e as probabilidades podem ser modificadas, permitindo a simulação de experimentos clássicos como o lançamento de uma moeda e o lançamento de um dado. O segundo aplicativo explica um algoritmo muito usado na geração de números pseudoaleatórios no computador: o gerador congruente linear. Os demais aplicativos são simulações com as quais é possível testar o gerador congruente linear. As três últimas simulações são experimentos em probabilidade geométrica: a área do círculo, o volume da esfera e o clássico problema da agulha de Buffon. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade.
Palavras-chave: geometria, probabilidade, aleatoriedade, análise combinatória.

Downloads 541  541  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site http://www.uff.br
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Método de Monte Carlo em 1D - Parte 3 Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Esta atividade é a terceira de seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. O primeiro aplicativo simula uma roda da fortuna onde o espaço amostral e as probabilidades podem ser modificadas, permitindo a simulação de experimentos clássicos como o lançamento de uma moeda e o lançamento de um dado. O segundo aplicativo explica um algoritmo muito usado na geração de números pseudoaleatórios no computador: o gerador congruente linear. Os demais aplicativos são simulações com as quais é possível testar o gerador congruente linear. As três últimas simulações são experimentos em probabilidade geométrica: a área do círculo, o volume da esfera e o clássico problema da agulha de Buffon. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade.
Palavras-chave: geometria, probabilidade, aleatoriedade, análise combinatória.

Downloads 545  545  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site http://www.uff.br
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Categoria: Matemática
Fazer Download agora!Método de Monte Carlo e a Agulha de Buffon - Parte 6 Popular Versão: www
Atualização:  16/5/2012
Descrição:
Esta atividade é a sexta de seis aplicativos orientados para a simulação de experimentos aleatórios no computador, com ênfase em probabilidade geométrica. O primeiro aplicativo simula uma roda da fortuna onde o espaço amostral e as probabilidades podem ser modificadas, permitindo a simulação de experimentos clássicos como o lançamento de uma moeda e o lançamento de um dado. O segundo aplicativo explica um algoritmo muito usado na geração de números pseudoaleatórios no computador: o gerador congruente linear. Os demais aplicativos são simulações com as quais é possível testar o gerador congruente linear. As três últimas simulações são experimentos em probabilidade geométrica: a área do círculo, o volume da esfera e o clássico problema da agulha de Buffon. A atividade foi elaborada com os seguintes objetivos: oferecer um ambiente interativo no qual o aluno é levado a ponderar o conceito de aleatoriedade, explorar as tecnologias usadas pelos computadores para simular aleatoriedade e explorar a relação entre geometria e probabilidade.
Palavras-chave: geometria, probabilidade, aleatoriedade, análise combinatória, problema da agulha de Buffon.

Downloads 547  547  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFF  Site http://www.uff.br/
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