Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Astorga


O escudo samnítico: Usado para representar o Brasão de Armas de Astorga, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade.

A coroa mural: É símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de seis torres, das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na terceira grandeza, ou seja, sede de Município a ilumina de goles (vermelho) pelo significado heráldico da cor. Lembra as qualidades próprias dos dirigentes da comunidade.

O metal jalde (ouro) do canto do escudo: É símbolo de glória, esplendor, grandeza, riqueza, soberania.

Em abismo (centro ou coração do escudo): O leão rompante de goles (vermelho) firmado em pala uma espada de argente (prata), das armas da Província de Leon da Espanha, lembra o objetivo da escolha do topônimo "ASTORGA" da cidade espanhola, em homenagem à colônia desse país, visando atrair colonos.


A cor goles (vermelho): Simboliza a dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia.


As buzinas de caça, estilo boiadeiro, de sable (preto): Representam no brasão, a pecuária de corte e leiteira, que se destaca na economia do município.

A cor sable (preto): É símbolo de prudência, sabedoria, moderação e firmeza de caráter.

Ao termo (parte inferior do escudo): A asna ou chaveirão de blau (azul) carregada de três abelhas do argente (prata), lembra no brasão o desenvolvimento da sericultura no município.

A cor blau (azul): É símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade e o metal argente (prata) simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade.

Em ponta: O galinácio representa no brasão, a avicultura, outra atividade econômica em destaque.

Nos ornamentos exteriores: O café e o milho, apontados os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, esteios da economia municipal.

O escudo samnítico: Usado para representar o Brasão de Armas de Astorga, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência francesa, herdado pela heráldica brasileira como evocativo da raça colonizadora e principal formadora de nossa nacionalidade. A coroa mural: É símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de seis torres, das quais apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, classifica a cidade representada na terceira grandeza, ou seja, sede de Município a ilumina de goles (vermelho) pelo significado heráldico da cor. Lembra as qualidades próprias dos dirigentes da comunidade. O metal jalde (ouro) do canto do escudo: É símbolo de glória, esplendor, grandeza, riqueza, soberania. Em abismo (centro ou coração do escudo): O leão rompante de goles (vermelho) firmado em pala uma espada de argente (prata), das armas da Província de Leon da Espanha, lembra o objetivo da escolha do topônimo "ASTORGA" da cidade espanhola, em homenagem à colônia desse país, visando atrair colonos. A cor goles (vermelho): Simboliza a dedicação, amor pátrio, audácia, intrepidez, coragem e valentia. As buzinas de caça, estilo boiadeiro, de sable (preto): Representam no brasão, a pecuária de corte e leiteira, que se destaca na economia do município. A cor sable (preto): É símbolo de prudência, sabedoria, moderação e firmeza de caráter. Ao termo (parte inferior do escudo): A asna ou chaveirão de blau (azul) carregada de três abelhas do argente (prata), lembra no brasão o desenvolvimento da sericultura no município. A cor blau (azul): É símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade e o metal argente (prata) simboliza a paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade. Em ponta: O galinácio representa no brasão, a avicultura, outra atividade econômica em destaque. Nos ornamentos exteriores: O café e o milho, apontados os principais produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, esteios da economia municipal.