Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Pinhão

A coroa mural que sobrepõe o símbolo universal dos brasões, sendo de prata de 6 torres, das quais apenas 4 são visíveis no desenho, que representa a cidade – sede do município. A luminária em vermelho, pela significação da cor é condizente com virtude (qualidade) dos pioneiros dirigentes da comunidade.

No centro do escudo, encontra-se um boi preto que simboliza no brasão a pecuária, fator econômico que se destaca na vida municipal. Acompanhando o “encontro”, os pinheiros em verde, lembram uma característica da região sul do Brasil, e que deu origem ao nome do município.

A faixa azul cortando o escudo de ponta a ponta representa a hidrografia do Município banhado pelos rios de Pinhão, Jordão e Iguaçu, neste último foi instalada a usina de Foz do Areia.

Na parte superior do escudo e ponta de honra do mesmo azul, uma pomba desenhada de asas abertas em prata que é o símbolo do Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade.

Os ornamentos exteriores: o milho, o feijão e a soja representando os principais produtos da terra fértil, apoio da economia municipal.

Na faixa vermelha inscreve-se em letras prateadas “PINHÃO” ladeada pela data de sua emancipação – 18 de fevereiro de 1964.

A coroa mural que sobrepõe o símbolo universal dos brasões, sendo de prata de 6 torres, das quais apenas 4 são visíveis no desenho, que representa a cidade – sede do município. A luminária em vermelho, pela significação da cor é condizente com virtude (qualidade) dos pioneiros dirigentes da comunidade. No centro do escudo, encontra-se um boi preto que simboliza no brasão a pecuária, fator econômico que se destaca na vida municipal. Acompanhando o “encontro”, os pinheiros em verde, lembram uma característica da região sul do Brasil, e que deu origem ao nome do município. A faixa azul cortando o escudo de ponta a ponta representa a hidrografia do Município banhado pelos rios de Pinhão, Jordão e Iguaçu, neste último foi instalada a usina de Foz do Areia. Na parte superior do escudo e ponta de honra do mesmo azul, uma pomba desenhada de asas abertas em prata que é o símbolo do Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade. Os ornamentos exteriores: o milho, o feijão e a soja representando os principais produtos da terra fértil, apoio da economia municipal. Na faixa vermelha inscreve-se em letras prateadas “PINHÃO” ladeada pela data de sua emancipação – 18 de fevereiro de 1964.