Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Rio Branco do Sul

O Brasão de Rio Branco do Sul, oficializado pela Lei nº 155, de 14 de setembro de 1978, segundo o simbolismo de suas figuras e cores, pode ser assim descrito: sobre um fundo verde a engrenagem na cor amarela representativa das atividades industriais que constituem a base econômica do município, três montanhas estampadas no azul celeste, diversificam as cores: cinza-chumbo, branco e vermelho, que simbolizam os minérios e a argila; encimando-os o sol, fonte de vida. Coroando o escudo, o castelo na cor marrom, símbolo da cidade; ladeando-o à esquerda um ramo de louro e à direita um ramo de pinheiro, traspassado na parte de baixo por uma faixa com o dístico: “Rio Branco do Sul, 11.10.47”.
       Com o passar dos anos o brasão foi sofrendo algumas alterações, porém, para readequá-lo ao padrão original, em 2013, através da "atual gestão" foi estudado e totalmente redesenhado pelo designer gráfico Roberson Cordeiro. Tendo suas versões salvas em formato vetorial e padrões de cores digitalizadas, registrados em um manual de identidade, a fim de manter a máxima fidelidade nos diversos meios de reprodução/publicação.
        A Câmara Municipal de Rio Branco do Sul aprovou e o prefeito sancionou na época a Lei nº 90, que diz o seguinte:
Art 1º: Cria a bandeira e o brasão do município de Rio Branco do Sul.
Considerando que a Constituição faculta aos municípios o uso de símbolos próprios;
Considerando que o referido município não possui ditos simbólicos;
Considerando que o uso de insígnias e uma tradição política em toda a existência do Brasil.
Considerando que a Bandeira que melhor representa o município é de autoria do cidadão Edgar Nilson Müller Garcia, vencedor do concurso instituído pela prefeitura. A bandeira de Rio Branco do Sul apresenta as seguintes características: compõe-se de um quadrilátero nas cores azul no ângulo superior esquerdo e verde no ângulo inferior direito, sendo atravessado por uma faixa branca, contendo no centro o brasão municipal. O quadrilátero tem 134m de largura por 80cm de altura, os triângulos medem 98,5cm de base por 55 de altura;
Considerando que o desenho da bandeira deveria ser confiado para melhor representação a um desenhista capaz, foi entregue ao Exmo. Dr. Júlio Moreira, de Curitiba, cidadão de renome, membro da Academia Paranaense de Letras que, em um gesto de entusiasmo pelos atos que dizem respeito a nossa pátria e nossa história o idealizou com as características já vistas.
Obs.: O campo do brasão é em azul e o sol em ouro.

O Brasão de Rio Branco do Sul, oficializado pela Lei nº 155, de 14 de setembro de 1978, segundo o simbolismo de suas figuras e cores, pode ser assim descrito: sobre um fundo verde a engrenagem na cor amarela representativa das atividades industriais que constituem a base econômica do município, três montanhas estampadas no azul celeste, diversificam as cores: cinza-chumbo, branco e vermelho, que simbolizam os minérios e a argila; encimando-os o sol, fonte de vida. Coroando o escudo, o castelo na cor marrom, símbolo da cidade; ladeando-o à esquerda um ramo de louro e à direita um ramo de pinheiro, traspassado na parte de baixo por uma faixa com o dístico: “Rio Branco do Sul, 11.10.47”. Com o passar dos anos o brasão foi sofrendo algumas alterações, porém, para readequá-lo ao padrão original, em 2013, através da "atual gestão" foi estudado e totalmente redesenhado pelo designer gráfico Roberson Cordeiro. Tendo suas versões salvas em formato vetorial e padrões de cores digitalizadas, registrados em um manual de identidade, a fim de manter a máxima fidelidade nos diversos meios de reprodução/publicação. A Câmara Municipal de Rio Branco do Sul aprovou e o prefeito sancionou na época a Lei nº 90, que diz o seguinte: Art 1º: Cria a bandeira e o brasão do município de Rio Branco do Sul. Considerando que a Constituição faculta aos municípios o uso de símbolos próprios; Considerando que o referido município não possui ditos simbólicos; Considerando que o uso de insígnias e uma tradição política em toda a existência do Brasil. Considerando que a Bandeira que melhor representa o município é de autoria do cidadão Edgar Nilson Müller Garcia, vencedor do concurso instituído pela prefeitura. A bandeira de Rio Branco do Sul apresenta as seguintes características: compõe-se de um quadrilátero nas cores azul no ângulo superior esquerdo e verde no ângulo inferior direito, sendo atravessado por uma faixa branca, contendo no centro o brasão municipal. O quadrilátero tem 134m de largura por 80cm de altura, os triângulos medem 98,5cm de base por 55 de altura; Considerando que o desenho da bandeira deveria ser confiado para melhor representação a um desenhista capaz, foi entregue ao Exmo. Dr. Júlio Moreira, de Curitiba, cidadão de renome, membro da Academia Paranaense de Letras que, em um gesto de entusiasmo pelos atos que dizem respeito a nossa pátria e nossa história o idealizou com as características já vistas. Obs.: O campo do brasão é em azul e o sol em ouro.