Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Tijucas do Sul

 

O Brasão de Armas do Município de Tijucas do Sul, idealizado pelo Professor Sebastião Ferrarini e interpretado em conjunto com a Coordenação da ESIMPAR (Enciclopédia Simbológica Municipalista Paranaense), é um escudo português, quartelado em cruz, encimado por uma Coroa Mural de seis torres, sendo que apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, na cor prata, com as portas em vermelho. A Coroa Mural representa a autoridade municipal constituída pelo Legislativo e Executivo do Município de Tijucas do Sul.

O campo superior direito, correspondente ao Chefe, está subdividido em duas partes: superior e inferior.

Na parte superior, sobre o fundo branco, no lado direito, uma elevação, na cor verde simbolizando a Serra do Mar; no lado esquerdo o Morro do Araçatuba, em verde, representando o relevo acidentado do território tijuquense.

Surgindo de atrás da Serra do Mar, a figura do sol nascente, em sua cor, com sete raios, que, com sua força geradora de energia, expande a luz e calor sobre a terra.

A parte inferior, em verde, que representa a pujante vegetação do Município, tem, ao centro, uma área em branco, que se projeta para baixo, com cinco linhas curvas, pretas simbolizando as quedas d’águas existentes no Município, pontos turísticos de grande beleza natural.

O campo superior esquerdo, na cor azul celeste, representa o desmembramento de Tijucas do Sul do Município de São José dos Pinhais e tem ao centro, a figura da letra “M”, maiúscula, sobreposta de uma coroa com sete espinhos, ambas em ouro (amarelo) representando Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município.

No centro do campo inferior direito, em amarelo, uma cabeça de gado vacum, na cor branca, voltada para a direita do escudo, representando a pecuária do Município e também simbolizando o desbravador espanhol Álvaro Nunez Cabeza de Vaca que, em 1541, passou pelo território tijuquense a caminho de Assuncion, Paraguai.

No centro do campo inferior esquerdo, sobre o fundo verde, figura uma metralhadora, na cor preta, voltada para a esquerda do escudo, lembrando s conflitos da Revolução Federalista e os da II Guerra Mundial, dos quais Tijucas do Sul participou ativamente, legando à Pátria seus heróis que tombaram no cumprimento do dever.

 

 

O campo verde representa a agropecuária e a indústria extrativista do Município, em franca expansão. O Brasão de Armas de Tijucas do Sul tem, e seu lado direito, um ramo de pinheiro, na cor verde, simbolizando uma das riquezas naturais do território e, do lado esquerdo, uma haste de milho frutificada, em suas cores, representando uma das principais culturas do Município.

 

 

Sob o escudo há um listel, em vermelho, com a seguinte inscrição em preto: “14-11 – Tijucas do Sul – 1951”, correspondendo à data de criação do Município e ao seu topônimo.

O Brasão de Armas do Município de Tijucas do Sul, idealizado pelo Professor Sebastião Ferrarini e interpretado em conjunto com a Coordenação da ESIMPAR (Enciclopédia Simbológica Municipalista Paranaense), é um escudo português, quartelado em cruz, encimado por uma Coroa Mural de seis torres, sendo que apenas quatro são visíveis em perspectiva no desenho, na cor prata, com as portas em vermelho. A Coroa Mural representa a autoridade municipal constituída pelo Legislativo e Executivo do Município de Tijucas do Sul. O campo superior direito, correspondente ao Chefe, está subdividido em duas partes: superior e inferior. Na parte superior, sobre o fundo branco, no lado direito, uma elevação, na cor verde simbolizando a Serra do Mar; no lado esquerdo o Morro do Araçatuba, em verde, representando o relevo acidentado do território tijuquense. Surgindo de atrás da Serra do Mar, a figura do sol nascente, em sua cor, com sete raios, que, com sua força geradora de energia, expande a luz e calor sobre a terra. A parte inferior, em verde, que representa a pujante vegetação do Município, tem, ao centro, uma área em branco, que se projeta para baixo, com cinco linhas curvas, pretas simbolizando as quedas d’águas existentes no Município, pontos turísticos de grande beleza natural. O campo superior esquerdo, na cor azul celeste, representa o desmembramento de Tijucas do Sul do Município de São José dos Pinhais e tem ao centro, a figura da letra “M”, maiúscula, sobreposta de uma coroa com sete espinhos, ambas em ouro (amarelo) representando Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município. No centro do campo inferior direito, em amarelo, uma cabeça de gado vacum, na cor branca, voltada para a direita do escudo, representando a pecuária do Município e também simbolizando o desbravador espanhol Álvaro Nunez Cabeza de Vaca que, em 1541, passou pelo território tijuquense a caminho de Assuncion, Paraguai. No centro do campo inferior esquerdo, sobre o fundo verde, figura uma metralhadora, na cor preta, voltada para a esquerda do escudo, lembrando s conflitos da Revolução Federalista e os da II Guerra Mundial, dos quais Tijucas do Sul participou ativamente, legando à Pátria seus heróis que tombaram no cumprimento do dever. O campo verde representa a agropecuária e a indústria extrativista do Município, em franca expansão. O Brasão de Armas de Tijucas do Sul tem, e seu lado direito, um ramo de pinheiro, na cor verde, simbolizando uma das riquezas naturais do território e, do lado esquerdo, uma haste de milho frutificada, em suas cores, representando uma das principais culturas do Município. Sob o escudo há um listel, em vermelho, com a seguinte inscrição em preto: “14-11 – Tijucas do Sul – 1951”, correspondendo à data de criação do Município e ao seu topônimo.