Educadores

Galerias de Imagens > Brasões - Municípios Paranaenses > Brasões

Anahy

O Brasão de Armas está encimado pela Coroa Mural de oito torres em cor amarela, das quais são visíveis apenas cinco, em perspectiva do desenho iluminado suas pontas em vermelho. O campo do Brasão de Armas está assim dividido:

Em sua parte superior dois quartéis e um escudete. No primeiro quartel à esquerda vemos desenhados uma área com matas, sinais de desmatamento, inicio de plantações, representando assim o início da colonização, e a formação da Comunidade Anaiense. No segundo quartel à direita, vemos desenhados uma sala de aula com um mapa do Estado do Paraná, o globo terrestre, livros, tinteiro e pena, que representa a parte cultural, a Educação e a Cultura. No escudete ao centro da parte superior, temos o desenho da imagem de Sant'Ana, a Santa padroeira do município de Anahy. Ao centro dividido o campo do Brasão de Armas, temos linhas sinuosas em cores azuis, simbolizando a hidrografia e o município de Anahy representando os Rios: Piquiri, Sapucaí, dos Porcos e muitos outros córregos e riachos que irrigam as férteis terras do território municipal. Na parte inferior do Brasão de Armas temos dois quartéis, sendo à esquerda desenhados campinas e campos com duas cabeças de gado (boi) e uma cabeça de um suíno (porco), representando a rica pecuária do município. À direita no quartel, temos um trator e um homem do campo, cultivando suas terras para o plantio da rica agricultura existente no território municipal, pois mais de 70% das terras são mecanizadas, tornando o município de Anahy, um dos grandes produtores de safras agrícolas da região. Abaixo, um capacete que simboliza o comércio no município. A coroa mural que sobrepõe, é o símbolo universal dos brasões de domínio, que sendo em cor amarela com oito torres das quais apenas cinco são visíveis em perspectivo, classificam a cidade, representada na terceira grandeza, ou seja, a sede do município, e a luminária em cor vermelha é condizente com os predicados próprios dos pioneiros, desbravadores e dirigentes da comunidade. Nos ornamentos exteriores, vimos um pé de milho, galhos de feijão e ramos de café, soja e trigo, estas plantas frutificadas ao natural e oriundos da terra dadivosa e fértil, representam o esteio da economia do município de Anahy. No listel em vermelho inscrito ao centro topônimo ANAHY, ladeados pelos algarismos e milésimas: à esquerda 11-06-1990, dia, mês e ano da criação do município e à direita 01-01-1993, dia, mês e ano da emancipação política e administrativa do município de ANAHY.

O Brasão de Armas está encimado pela Coroa Mural de oito torres em cor amarela, das quais são visíveis apenas cinco, em perspectiva do desenho iluminado suas pontas em vermelho. O campo do Brasão de Armas está assim dividido: Em sua parte superior dois quartéis e um escudete. No primeiro quartel à esquerda vemos desenhados uma área com matas, sinais de desmatamento, inicio de plantações, representando assim o início da colonização, e a formação da Comunidade Anaiense. No segundo quartel à direita, vemos desenhados uma sala de aula com um mapa do Estado do Paraná, o globo terrestre, livros, tinteiro e pena, que representa a parte cultural, a Educação e a Cultura. No escudete ao centro da parte superior, temos o desenho da imagem de Sant'Ana, a Santa padroeira do município de Anahy. Ao centro dividido o campo do Brasão de Armas, temos linhas sinuosas em cores azuis, simbolizando a hidrografia e o município de Anahy representando os Rios: Piquiri, Sapucaí, dos Porcos e muitos outros córregos e riachos que irrigam as férteis terras do território municipal. Na parte inferior do Brasão de Armas temos dois quartéis, sendo à esquerda desenhados campinas e campos com duas cabeças de gado (boi) e uma cabeça de um suíno (porco), representando a rica pecuária do município. À direita no quartel, temos um trator e um homem do campo, cultivando suas terras para o plantio da rica agricultura existente no território municipal, pois mais de 70% das terras são mecanizadas, tornando o município de Anahy, um dos grandes produtores de safras agrícolas da região. Abaixo, um capacete que simboliza o comércio no município. A coroa mural que sobrepõe, é o símbolo universal dos brasões de domínio, que sendo em cor amarela com oito torres das quais apenas cinco são visíveis em perspectivo, classificam a cidade, representada na terceira grandeza, ou seja, a sede do município, e a luminária em cor vermelha é condizente com os predicados próprios dos pioneiros, desbravadores e dirigentes da comunidade. Nos ornamentos exteriores, vimos um pé de milho, galhos de feijão e ramos de café, soja e trigo, estas plantas frutificadas ao natural e oriundos da terra dadivosa e fértil, representam o esteio da economia do município de Anahy. No listel em vermelho inscrito ao centro topônimo ANAHY, ladeados pelos algarismos e milésimas: à esquerda 11-06-1990, dia, mês e ano da criação do município e à direita 01-01-1993, dia, mês e ano da emancipação política e administrativa do município de ANAHY.