Educadores

Saiba mais - O Envelhecimento e as Novas Gerações

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois muitos idosos sentem que não têm mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso para não ter obrigação e cuidados com eles. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que os direitos dos idosos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições, como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras medidas em respeito à fragilidade em que se encontram.

Como preparar as novas gerações?


A violência, de acordo com Santos (2004),  pode ser descrita como uma relação social caracterizada pelo uso real ou virtual da coerção, impedindo que se reconheça o outro como pessoa, classe, gênero ou raça. É o uso da força do poder, da intimidação moral, impondo um grau significativo de dor e de sofrimento que poderiam ser evitados a partir da prática do respeito ao outro como sujeito de direitos.

É preciso que a educação, tendo como meta a preparação das novas gerações para o exercício da cidadania e para uma vida e sociedade harmoniosas e felizes, possa dispensar especial cuidado à formação de seus educandos, analisando a sociedade que temos, para construir a sociedade que desejamos: caracterizada pelo respeito a si e aos outros, e eliminando gradativamente todas as formas de violência presentes em cada segmento da sociedade.

Dessa forma, e com objetivo de preparar as novas gerações para o envelhecimento, sugerimos o exercício de análise dos dados abaixo, recortados a partir do Censo 2010 (IBGE). É uma informação importante, e que, mesclada com a projeção de que o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população em 2050, permite desenhar o futuro da sociedade brasileira, bem como as demandas e políticas públicas em relação à saúde, à previdência, à qualidade de vida, que esta nova configuração acarretará.

imagem demografia idosos no Paraná

Fontes consultadas:
Agência Brasil. Empresa Brasil de Comunicação. Disponível em: <agenciabrasil.ebc.com.br>
Portal Brasil. Disponível em: <www.brasil.gov.br>
Brasil Escola. Disponível em: <www.brasilescola.com>
Recomendar esta página via e-mail: