Educadores

1º de maio - Dia do Trabalho - Sugestões de Leitura

imagem da capa do livro
GOMES, Angela Maria de Castro. A invenção do trabalhismo. FGV, 2005.

Por que, no Brasil, os cidadãos desconfiam dos políticos e, ao mesmo tempo, estão prontos a seguir um líder carismático? Que tipo de cidadania existe no Brasil? Ou melhor, como neste país se construiu um conceito de cidadania e uma experiência de democracia? Este livro examina tais questões, apontando que a cidadania no Brasil passa pela questão dos direitos sociais e pela luta pela extensão da participação política, o que envolve, necessariamente, a formação da classe trabalhadora e suas relações com o Estado.

Palavras-chave: cidadania, direitos sociais, participação política.
Acesse trecho do livro.


imagem da capa do livro
DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. Martins Fontes, 2008. 

Da divisão do trabalho social trata do papel que os agrupamentos profissionais estão destinados a desempenhar na organização dos povos contemporâneos. Durkheim se esforça nesta obra para tratar os fatos da vida moral a partir do método das ciências positivas sem, no entanto, seguir o método de ciências positivas como a Biologia, a Psicologia, a Sociologia. Longe de pretender tirar a moral da ciência, seu objetivo é, antes, fazer a ciência da moral.

Palavras-chave: moral, ciências positivas, trabalho social.
Acesse trecho do livro.


imagem da capa do livro
PRETTI, Gleibe. Direito do trabalho para concursos. Editora Iesde Brasil. 

Ideal para quem almeja seguir uma carreira pública, o material apresenta os conteúdos mais cobrados de Direito do Trabalho pelas principais bancas organizadoras.

Palavras-chave: direito, direito do trabalho, concursos, concurso público.
Acesse trechos do livro.


imagem da capa do livro
GIANNOTTI, Vito. História das lutas dos trabalhadores no Brasil. Mauad Editora Ltda, 2007.

No pós-guerra, governantes de sociedades capitalistas, temendo a difusão das ideias revolucionárias, criaram a Organização Internacional do Trabalho (OIT), para estabelecer normas universais de funcionamento das relações entre capital e trabalho. Visando amortecer o movimento dos trabalhadores, a OIT divulgou orientação para que todos os países adotassem a semana de 48 horas. Com precisão de pesquisador, Giannotti indica a sucessão das datas principais da luta pela redução da jornada de trabalho, entre 1817 e 1933.

Palavras-chave: Organização Internacional do Trabalho, jornada de trabalho, trabalhadores.
Acesse trechos do livro.

imagem da capa do livro
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Boitempo, 1999.

Nesta obra, Ricardo Antunes demonstra que a sociedade do trabalho abstrato possibilitou, por meio da constituição de uma massa de trabalhadores expulsos do processo produtivo, a aparência da sociedade fundada no descentramento da categoria trabalho e na perda de centralidade do ato laborativo no mundo contemporâneo.
O autor também alerta, porém, para o fato de que o entendimento das mutações em curso no mundo operário nos obriga a ir além das aparências. Ao fazer isso, lembra que o sentido dado ao trabalho pelo capital é completamente diverso do sentido atribuído pela humanidade.

Palavras-chave: trabalho, capitalismo.

imagem da capa do livro
HOBSBAWM, Eric J. Os trabalhadores - estudos sobre a história do operariado. Editora Paz e Terra, 2000.

Os trabalhadores, do consagrado historiador Eric J. Hobsbawm, retrata a história do movimento operário do fim do século XVIII até a Primeira Guerra Mundial. Dividido em quatro grupos de assunto, o livro inclui estudos sobre o "novo socialismo" de 1889-1914, o renascimento do socialismo na Inglaterra no final do século XIX e documentos gerais que abrangem um período cronológico mais amplo dos movimentos trabalhistas.

Os ensaios reunidos em "Os trabalhadores" enfocam, principalmente, as razões que impediram o movimento trabalhista de se tornar eficiente. Assim, em "A aristocracia trabalhista: costumes, salários e carga de trabalho" e o "Artesão ambulante", o autor reúne um vasto material sobre os temas e considera algumas das possíveis implicações desses fatos sobre os movimentos operários. Outros, como "Os destruidores de máquinas" e "O metodismo e a revolução" são considerados polêmicos, pois o autor refuta algumas explicações de outros historiadores e acrescenta novos dados às antigas interpretações de fatos históricos. A maioria dos artigos inseridos no livro foi escrito para publicações diárias não especializadas, com vistas ao interesse geral. "Os trabalhadores" é uma excelente opção de leitura para os apreciadores do gênero e também para o público em geral, não especialista.

Palavras-chave: movimento operário, movimento trabalhista, socialismo, aristocracia, artesão, trabalhadores.
Recomendar esta página via e-mail: