Educadores

Enem - Redação

Enem >> Redação

A principal mudança na prova do Enem 2013 diz respeito à correção da Redação. A pronta anulação de redações que fujam deliberadamente do tema proposto e a restrição na aceitação de desvios gramaticais ou de convenções, somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência, são algumas das mudanças enumeradas e que implicarão em mais rigor na correção das provas.

Além disso, este ano, a discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado, a discrepância era de 200 pontos. Se houver discrepância maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também são corrigidas por um terceiro corretor.

Saiba quais são as competências:
  • Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira informações importantes sobre a redação do Enem no Programa da Web Rádio Escola, produzido pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná.





dicas
Dicas

guia de redação
Guia de Redação
ícones
Foi Notícia
ícones
Links Interessantes
ícones
Temas Anteriores

Dicas

  • Lembre aos seus alunos que a redação pode ser zerada quando:
  • o texto não atender a proposta solicitada ou possuir outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual”;
  • inexistir texto escrito na Folha de Redação, ela será considerada “Em Branco”;
  • o texto apresentar até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “Texto insuficiente” – quando a redação contiver linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões, serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
  • caso o texto contenha impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, quando a redação será considerada “Anulada”.

Fechar

Sites Interessantes

Nestes sites você pode encontrar dicas sobre a escrita, temas da atualidade, banco de redações dentre outros assuntos pertinentes ao Enem.

Enem
Banco de Redações
Enem
Características da Redação
Enem
Mande Bem no Enem
Enem
Resumo das Disciplinas


Fechar

Recomendar esta página via e-mail: