Educadores

Formas de atendimento

Educação Básica >> Educação Especial >> Deficiência Visual >> Formas de Atendimento

Atendimentos especializados complementares na área visual:

Centro de Atendimento Especializado na Área da Deficiência Visual (CAEDV):
Oferece apoio específico (instrumentação metodológica e companhamento educacional). Funciona na rede pública de ensino ou em instituições particulares conveniadas e com professores especializados. O atendimento especializado ocorre no período contrário ao do Ensino Regular. Programas ofertados no CAEDV:
  • Educação Infantil Especializada;
  • Apoio à escolaridade básica com serviço de Itinerância;
  • Atendimentos complementares: Braille, Soroban, Orientação e Mobilidade, Estimulação Visual, Atividades de Vida Autônoma e Tecnologias Assistivas.
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP):
Institucionalizado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Especial e as Secretarias Estaduais de Educação. Visa garantir a inclusão da pessoa com deficiência visual no sistema regular de ensino, bem como promover o pleno desenvolvimento e a integração desses alunos em seu grupo social. O Estado do Paraná conta dom cinco unidades de CAPs assim distribuídos: Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá. O CAP é constituído por 04 núcleos distintos:
  • Núcleo de Apoio Didático-pedagógico;
  • Núcleo de Produção Braille;
  • Núcleo Tecnológico;
  • Núcleo de Convivência.
Sala de Recurso Multifuncional Tipo II:
Funcionam em escolas da rede pública estadual de ensino e têm como objetivo oferecer apoio complementar especializado visando complementar e suplementar a escolarização de alunos público-alvo da educação especial que apresentam deficiência visual.

Maiores informações através do telefone (41) 3340-8431 e email: wog@seed.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: