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Educação básica >> Educação escolar indígena >> Legislação

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Processo para Designação de Diretores e diretores Auxiliares dos Estabelecimentos
de Ensino Indígenas e Quilombolas

ícone resoluçãoResolução Seed 3945 de 7 de Dezembro de 2015
Dispõe sobre o processo de Designação de Diretores e Diretores Auxiliares dos Estabelecimentos de Ensino Indígenas e Quilombolas da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná.

Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica


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Resolução 2.075/2008 Seed

Dispõe sobre a organização e o funcionamento das Escolas Indígenas no Sistema de Ensino do Estado do Paraná.

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Convenção n° 169 da OIT

Sobre Povos Indígenas e Tribais

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Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas 2008



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Decreto nº 4886 de 20 de novembro de 2003

Institui a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PNPIR e dá outras providências.

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Decreto nº 26, de 4 de fevereiro de 1991

Dispõe sobre a educação indígena no Brasil.

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Decreto nº 65810 de 08 de dezembro de 1969

Promulga a Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de discriminação racial.

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Deliberações da Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena - CONEEI



ícone pdfDeliberação nº 009/02
Dispõe sobre a criação e funcionamento da Escola Indígena, autorização e reconhecimento de cursos, no âmbito da Educação Básica no Estado do Paraná e dá outras providências.

ícone pdfInstrução n° 010/2010 – SUED/SEED
Equipes Multidisciplinares para tratar da Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena.

ícone pdfInstrução nº 007/2008 - SUED
Curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental na modalidade normal bilingue Kaingang/Guarani - integrado (4 anos) e Kaingang - com aproveitamento de estudos (2 anos).

ícone pdfInstrução nº 006/2007 - SUED/SEED
Seleção de candidatos ao curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental na modalidade normal bilingue Kaingang/Guarani - integrado (4 anos) e normal Kaingang - aproveitamento de estudos (2 anos).

ícone pdfInstrução nº 016/2006 – SUED
Curso de formação de docentes da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental na modalidade normal bilingue Kaingang - aproveitamento de estudos.

ícone pdfInstrução normativa nº 010/2006 - SUED/SEED
Atribuições dos profissionais que atuarão nas salas de contraturno (1ª a 4ª série) da rede pública de ensino e de salas apoio à aprendizagem (5ª a 8ª série) do ensino fundamental para a rede estadual de ensino, com alunos indígenas.

ícone pdfInstrução nº 005/2006 - SUED
Seleção de candidatos ao Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental na modalidade normal bilingue Kaingang - aproveitamento de estudos.

ícone onlineLei nº 11.645, de 10 março de 2008
Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
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Lei nº 7.716 de 05 de janeiro de 1989

Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

ícone onlineLei nº 7.437 de 20 de dezembro de 1985
Inclui, entre as contravenções penais, a prática de atos resultantes de preconceito de raça, de cor, de sexo ou de estado civil, dando nova redação à Lei nº 1390, de 3 de julho de 1951 - Lei Afonso Arinos.

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Ofício nº 157/CEB/CNE/MEC/2010

Implementação da Lei nº 11.645/2008.

ícone pdfParecer nº 28/18
Pedido de análise do Projeto de Línguas Kaingang, Guarani e Xetá para os alunos indígenas das instituições de ensino, estaduais ou municipais, que não possuem em seus currículos a língua materna.

ícone pdfParecer nº 826/08
Alteração da Matriz Curricular do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Bilingüe Kaingang ou Guarani para professores leigos da etnia Kaingang ou Guarani.

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Parecer nº 423/07

Prorrogação do prazo para a estadualização das escolas indígenas.

ícone pdfParecer nº 100/06
Propostas Pedagógicas do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, na Modalidade Normal - Bilingüe Kaingang ou Guarani para professores leigos da etnia Kaingang ou Guarani, residentes em terra indígena, em regime de alternância, em caráter experimental.

ícone pdfParecer 180/04
Consulta sobre autorização de reconhecimento de proficiência em língua estrangeira ou indígena específica mais formação pedagógica e curso de Pós-graduação para habilitação em língua específica inexistente em cursos de graduação.

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Parecer 14/99 do Conselho Nacional de Educação

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena.

ícone link externo Portaria Interministerial MJ/MEC N º 559, de 16 de abril de 1991
Cria a Coordenação Nacional de Educação Indígena e dá providências correlatas.





ícone onlineResolução n° 3399 / 2010 – GS/SEED
Resolve compor Equipes Multidisciplinares nos Núcleos Regionais de Educação – NREs e Estabelecimentos de Ensino da Rede Estadual de Educação Básica.

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Resolução nº 787/2009

Dispõe sobre o processo de designação de diretores das escolas indígenas da rede estadual de educação básica do Paraná.

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Resolução nº 2075/2008

Dispõe sobre a organização e o funcionamento das Escolas Indígenas no Sistema de Ensino do Estado do Paraná.

ícone onlineResolução nº 3138/2006
Resolve implementar ação pedagógica para enfrentamento dos problemas relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, Matemática e Língua Materna (Kaingang e/ou Guarani) e às dificuldades de aprendizagem identificados nos alunos indígenas matriculados em escolas públicas - de 1ª a 8ª série do ensino fundamental, no que se refere aos conteúdos de leitura, escrita e cálculo.

ícone onlineResolução nº 45/FNDE/CD de 31 de outubro de 2003
Estabelece critérios para o repasse de recursos financeiros, à conta do PNAE, previstos na Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001, para o atendimento dos alunos da educação infantil e ensino fundamental matriculados em escolas de educação indígena.
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Resolução CEB Nº 03, de 10 de novembro de 1999

Fixa Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências.

ícone pdfResolução CEB Nº 02, de 19 de abril de 1999
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal.

ícone onlineResolução nº 1119/92
Resolve criar e implantar na SEED o núcleo de educação indígena - NEI/PR, vinculado e subordinado à SUED, para fins de assegurar uma educação escolar específica, visando à preservação cultural dos povos indígenas, bem como subsidiar definição de um currículo básico diferenciado.
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