Educadores

União da Vitória

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> U :: V :: W :: X >> União da Vitória

Em 1769 o capitão Peixoto fundou o Entreposto de Nossa Senhora da Vitória às margens do Rio Iguaçu, núcleo que originou o atual município. O ano de 1880 marcou a chegada do coronel Amazonas de Araújo Marcondes, o homem que lançou os alicerces da civilização e tradição união-vitoriense. Em 1881 chegou a primeira leva de imigrantes alemães, vindos de Rio Negro e do Vale do Itajaí. Estas famílias dedicavam-se especialmente à agricultura.

Pelo Decreto nº. 54, de 27 de março de 1890, a freguesia foi elevada à categoria de vila, e pelo Decreto nº. 55, do mesmo dia, mês e ano, foi criado o município de Porto União da Vitória, com território desmembrado de Palmas. Em 1905 foi inaugurada a estação ferroviária. Junto com os trilhos vieram problemas, por conta da região do Contestado.

Em função do Tratado de Limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, em 07 de setembro de 1917, a cidade de Porto União da Vitória dividiu-se em duas. União da Vitória em território paranaense, Porto União no catarinense, e no meio o Rio Iguaçu.

O nome da cidade é em referência à primeira denominação do lugar, Entreposto de Nossa Senhora da Vitória, fundado pelo capitão Antônio da Silveira Peixoto. O município tem como distritos administrativos as localidades de São Cristóvão e São Domingos.

Criado através da Lei Estadual nº. 744 de 11 de março de 1908 e instalado em 15 de março do mesmo ano foi desmembrado de Palmas.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: