Educadores

Turvo

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> T >> Turvo

O município de Turvo teve seu desbravamento iniciado em meados do século XVIII. O processo de colonização aconteceu um pouco mais tarde, a partir do século XIX, com famílias que fizeram requerimentos de terras (registro), junto ao Estado. Localizado na região central do Estado do Paraná o município de Turvo possui uma das maiores reservas nativas de Pinheiro do Paraná (Araucaria angustifolia).

Historicamente, sua economia se caracterizava pela exploração da madeira e erva-mate nativas, sendo a agricultura praticamente de subsistência e as terras não tinham valor.

O paulista Antonio Leonel Ferreira, fugindo da Revolução Federativa de 1893, refugiou-se nos sertões do Paraná, passou pela localidade e achou que o rio que cortava o Faxinal era parecido com o rio de sua cidade “São Pedro do Turvo”, aí o nome do Rio Turvo ou localidade de Turvo. Outra versão atribuiu o nome a cor escura das águas do rio, em cujas margens se estabeleceu a povoação.

Criado através da Lei Estadual nº. 7.576 de 12 de maio de 1982, foi instalado oficialmente em 01 de fevereiro de 1983, sendo desmembrado de Guarapuava.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: