Educadores

Tupãssi

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> T >> Tupãssi

A origem do Município de Tupãssi remonta ao final da década de 40 e início da década de 50, quando vieram para a região os primeiros colonizadores dando início aos futuros povoados.

Quando da chegada dos pioneiros, o local da sede atual do município chamava-se “Gleba Quatro Lambari” (mas também era conhecido por “Memória”, “Gleba Quatro” e “Colônia Pindorama”) e pertencia ao município de Guaíra. Em 1960, passou a fazer parte do município de Toledo e,em 1966, do município de Assis Chateaubriand. Com a criação do distrito em 1967, passou a denominar-se Tupãssi, sendo chamado inicialmente de Novo Tupãssi, já que Assis Chateaubriand até 1962 era chamado de Tupãssi. O nome é originário da Fazenda Tupãssi de propriedade da Colonizadora Norte do Paraná, situada no Mato Grosso, e significa Mãe de Deus em tupi-guarani. O município possui três distritos administrativos: Brasiliana, Jotaesse e Palmitolândia.

Criado através da Lei Estadual nº. 7.270 de 27 de dezembro de 1979, foi instalado oficialmente em 01 de fevereiro de 1983, sendo desmembrado de Assis Chateaubriand.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: