Educadores

Telêmaco Borba

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> T  >> Telêmaco Borba

A instalação das Indústrias Klabin do Paraná de Celulose S.A., na fazenda Monte Alegre, deu início ao desenvolvimento da região e criou condições para o surgimento de núcleos populacionais que, ultrapassando as divisas da fazenda, motivou a formação da então denominada Cidade Nova, atual Telêmaco Borba.

O nome da cidade é em homenagem ao indianista, etnógrafo, geógrafo, paleontólogo, letrista, escritor e historiador, militar federalista e exilado político, ex-presidente da Província do Paraná, ex-deputado e ex-prefeito de Tibagi, coronel federalista e maragato Telêmaco Augusto Enéas Morasini Borba.

Existe na cidade um teleférico, com capacidade para 32 passageiros ligando Telêmaco Borba a Harmonia, com 1318 metros de vão livre, sobre o rio Tibagi. Harmonia é um local construído pela Indústria Klabin para os seus funcionários, possuindo infraestrutura para os visitantes e atrativos turísticos. Apresenta um excelente clima, com estações bem definidas, com a quase totalidade do município recoberto por reflorestamentos, além de reservas florestais nativas e áreas de preservação. A vocação do município é essencialmente florestal/industrial, com um parque industrial voltado para o processamento e transformação da madeira (serrarias, madeireiras, fábricas de papel, laminados, processamento de resíduos para adubo, móveis entre outras).

Criado através da Lei Estadual nº. 4.738 de 05 de julho de 1963 e instalada em 21 de março de 1964, foi desmembrado de Tibagi.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: