Educadores

Sertanópolis

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> S >> Sertanópolis

As primeiras famílias que se estabeleceram na região foram as de Luiz de Liberador, Saturnino Borges Teixeira, Lourenço Alves da Veiga, Sebastião Fagundes, Joaquim Felipe de Souza e João Reichert. O progresso se verificava a olhos nus, possuindo infraestrutura comercial, social e econômica.

Em pouco tempo o patrimônio já chamava a atenção dos governantes, que viram o potencial do lugar e, por isso, Sertanópolis foi elevado à categoria de município em 10 de abril de 1929. Alheios aos fatos políticos, o povo sertanopolense se dedicava ao manejo da terra.

Porém, um fato veio trazer desalento, a autonomia administrativa do lugar foi cassada por Lei Estadual em 1932, passando a compor o município de Jataí na condição de distrito administrativo. Não se deixando abater, as pessoas continuaram sua luta e Sertanópolis não parou de crescer. É conhecida por ter a melhor terra do Brasil, sendo denominada posteriormente como Capital da Amizade.

Criado através da Lei Estadual nº. 1.931 de 06 de junho de 1934, e instalado na mesma data, foi desmembrado de Jataizinho.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: