Educadores

Santa Cecília do Pavão

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> S >> Santa Cecília do Pavão

No dia 01 de maio de 1948, dia do trabalho, data que traduz um pouco da ideologia oriental, chegou ao patrimônio Pavão várias famílias de origem japonesa, liderada por Sussumo Nakamura, Eiji e Tatsui Sakai. A essas, juntarem-se outras que se dedicaram à lavoura principalmente e café e algodão. Outras famílias que se estabeleceram em Santa Cecília do Pavão foram a de Antonio Honório de Oliveira e sua esposa D. Margarida, antiga costureira da localidade, Sr. Cirillo e sua esposa D. Neusa, proprietários de uma loja de tecidos, o farmacêutico Lazinho, e tantas outras pessoas, que anonimamente ajudaram a construir a história do lugar.

O algodão se constituiu em importante fonte de renda para os habitantes de Santa Cecília do Pavão, o ouro branco, como era chamado, empregava em sua colheita boa parte da mão de obra disponível, inclusive de crianças, que se dispunha a trabalhar, alguns para aumentar a renda familiar e outros por pura necessidade. Em 14 de novembro de 1951, através da lei estadual nº. 790, o patrimônio foi elevado a categoria de distrito administrativo, com território pertencente ao município de São Jerônimo da Serra.

De origem religiosa a geográfica constituindo-se em homenagem à Santa Padroeira e a Ribeirão Pavão, que banha a cidade.

Pela a Lei Estadual nº. 4.245, de 25 de julho de 1.960, sancionada pelo o Governador Moisés Lupion, foi criado o município de Santa Cecília do Pavão, com território desmembrado do município de São Jerônimo da Serra. A instalação oficial ocorreu no dia 22 de novembro de 1961.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: