Educadores

Pitanga

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino

Municípios paranaenses >> P >> Pitanga

Entre os imigrantes franceses, que tiveram a iniciativa de penetrar o sertão do oeste paranaense figuram os irmãos Caillot, que subindo o planalto estabeleceram-se no lugar denominado Boa Ventura na Serra da Pitanga. Na época os paranaenses, Elias do Nascimento e seu irmão Manuel Martiniano de Freitas, com o idêntico propósito atingiram a localidade denominada Tigre e nela se estabeleceram. Atraídos pelas notícias da fertilidade das terras da região, Antônio Leonel Ferreira, João Pereira e José Martins de Oliveira Melo também se dispuseram a desbravá-la. Com a chegada do primeiro colono estrangeiro na cidade, a região desenvolveu.

Em 1910 foi criado o Distrito policial. O Distrito Judiciário de Pitanga, estabelecido em 1924 ficou subordinado à Comarca de Guarapuava. A Serra da Pitanga também tornou-se famosa pelos acontecimentos ocorridos em 1923, entre os índios Kaingangues (coroados) e os habitantes da região. Esses índios possuíam cinco mil alqueires de terras, na margem direita do Rio Ivaí, que para fins de colonização, bem a contento dos índios, o Estado trocou por igual a área na margem esquerda do citado rio.

Acontece que não foi devidamente feita a demarcação dessa gleba. E o Dr. José Maria de Paula, que nunca tinha vindo a esta região, mandou aos índios um memorial dando como suas uma área em que incluía todas as propriedades dos habitantes, garantindo pelos direitos adquiridos em face a Lei 820 de 1908 desse estado.

O município possui dois distritos administrativos, Barra Bonita e Vila Nova. Criado através da Lei Estadual nº. 199 de 30 de dezembro de 1943, e instalado em 01 de janeiro de 1944, foi desmembrado de Guarapuava.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: