Educadores

Nova Santa Rosa

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> N :: O >> Nova Santa Rosa

A compra da Fazenda Britânia, pelo "grupo de gaúchos", aconteceu por volta de janeiro de 1946. A partir dessa data começaram os trabalhos que determinaram a colonização da nova área, até então explorada pelos ingleses.

Em 1949, Willy Barth, grande conhecedor em colonização, em substituição a Alfredo Ruaro, assumiu as funções de diretor da "Maripá" e a firma tomou grande impulso. Willy Barth contratou o conhecido engenheiro e agrimensor, Gustavo Isernhagen, para fazer o levantamento das vilas, as medições de lotes e chácaras. Daí a verdadeira invasão de gaúchos à procura de terras. A colonização de Nova Santa Rosa iniciou em 19 de setembro de 1954, sendo os primeiros colonos originários do município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul.

A maioria dos colonizadores era de origem germânica, descendentes de imigrantes têutos, entre eles, o primeiro Sub-prefeito e Juiz de Paz Reimpoldo Schweig.

O município possui os distritos de Alto Santa Fé e Planalto do Oeste. Nova Santa Rosa é conhecida como a “Joia do Oeste”.

Criado através da Lei Estadual nº. 09 de 20 de junho de 1973, foi instalado em 31 de janeiro de 1977 desmembrado dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Palotina, Terra Roxa e Toledo.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: