Educadores

Nova América da Colina

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> N :: O >> Nova América da Colina

O engenheiro Ismael Geraldo Veloso Leite, em 1947, adquiriu área de terras da Leon Israel Exportadora e Agrícola, vislumbrando a possibilidade de fundar uma cidade no centro do loteamento. Após separar uma certa área de terras, pôs-se a medir e demarcar os lotes urbanos da cidade que idealizou. Iniciadas as vendas verificou-se a vinda de muitas famílias à nova localidade que se constituiu em patrimônio logo cedo.

No dia 20 de janeiro de 1948 foi rezada a primeira missa no povoado. A partir desta data empresas se instalaram no lugar, da mesma forma que profissionais liberais procuravam seu espaço, engrossando o coro dos que acreditavam naquela povoação.

A denominação da cidade foi dada pelo seu fundador, o engenheiro civil Ismael Geraldo Veloso Leite, que se inspirou no descobrimento de um novo lugar, a exemplo do descobrimento da América. Foi acrescentado ‘da Colina’ em função da topografia regional.

Criado através da Lei Estadual nº. 4.245, de 25 de julho de 1960, e instalado em 31 de outubro de 1961, foi desmembrado de São Sebastião da Amoreira.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: