Educadores

Nova Aliança do Ivaí

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> N :: O >> Nova Aliança do Ivaí

Em 1947 chegaram as primeiras famílias, e se instalaram onde hoje se situa a sede municipal de Nova Aliança. Deste período nominam-se as famílias de Laurentino dos Santos, Aristeu Alves e Joviano Alves da Cruz.

A comunidade pioneira denominou o povoado em ascensão de Suruquá, por estar localizado às margens de rio com o mesmo nome. Posteriormente o Patrimônio de Suruquá teve denominação alterada para Guaritá.

O povoado cresceu e se fortaleceu com esta denominação. Pela Lei nº. 33, de 16 de novembro de 1953, foi criado o Distrito Administrativo de Guaritá, com território pertencente ao município de Paranavaí. A nova denominação dada à localidade foi de caráter simbólico, definindo o entusiasmo e união dos primeiros habitantes do município, que pretenderam fazer uma aliança, ou um pacto, em torno do ideal de progresso e bem estar para a comunidade.

Criado através da Lei Estadual nº. 4.245, de 25 de julho de 1960, e instalado em 11 de novembro de 1961, foi desmembrado do município de Paraíso do Norte.
ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: