Educadores

Nossa Senhora das Graças

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> N :: O >> Nossa Senhora das Graças

A área que compreende o território municipal foi imemorialmente habitada por diversas nações indígenas. As pegadas impressas pelos silvícolas em suas múltiplas andanças na região, testemunho indelével, de onde brotariam, muitos anos depois as primeiras povoações nesta área do Vale do Paranapanema.

Batido por todos os lados, açulado intermitentemente pelos civilizados que devastaram o sertão, na marcha para o progresso, o silvícola isolou-se, abandonou seu habitat natural e emigrou para outras regiões mais distantes, até que fosse irremediavelmente aldeado em reservas indígenas.

Passada esta fase de poucos registros históricos e raras fontes bibliográficas, veio o período de trabalho permanente, da organização social, cultural e econômica, da dominação do solo e do seu aproveitamento por inteiro, da fixação do homem à terra e de uma nova fase comercial.

A inicial povoação do município de Nossa Senhora das Graças vem do ano de 1948, e registra-se como pioneira as famílias de Atílio Codatto, que exercia a profissão de serrador, Arthur Veronese, Joaquim Gonçalves da Silva, José Alencar, conhecido por “Cearense” e tantos outros.

Criado através da Lei Estadual nº. 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado em 01 de dezembro de 1961, foi desmembrado de Guaraci.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: