Educadores

Jataizinho

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> J >> Jataizinho

Jataí nasceu da necessidade militar de instalar um ponto estratégico nos rios navegáveis para conter possíveis ataques de caudilhos argentinos e uruguaios. Feita a exploração, foi fundada a colônia militar de Jataí em janeiro de 1851.

A colônia começou a ser povoada, pelos soldados, por índios e por habitantes de regiões próximas. A partir de 1912, com a afluência de novas famílias, o local se torna centro dos safristas de suínos.

O município de Jataizinho está localizado num entroncamento que se ramifica com outros centros produtores paranaenses e brasileiros. O município possui dois distritos administrativos: Antonio Brandão de Oliveira e Frei Timóteo.

Jataí, no vocábulo indígena, é o nome dado a uma árvore. Designa, também, uma espécie de abelha, que tomou este nome pela preferência em se aninhar nesse tipo de árvore.

Conhecida como a cidade da "cerâmica" por fabricar muitos tijolos de várias qualidades, tanto o maciço como o de 6 furos.

Criado através da Lei Estadual nº. 02 de 10 de outubro de 1947, e instalado em 08 de dezembro do mesmo ano, foi desmembrado de Assaí.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: