Educadores

Itaperuçu

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> I >> Itaperuçu

Itaperuçu origina-se do tupi "ita - peruçu" caminho de pedra grande. Segundo a tradição local, as tribos indígenas que habitavam esta região, passavam pela região onde existia um grande espaço com pinheirais e lagoa de água boa, destinando-se a Corrian, hoje Itarema.

A referência a "pedra grande", se explica pela formação geológica da região onde o município se situa. Em 01 de março de 1909, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Itaperuçu. A primeira capela foi construída por Ângelo Benatto.

Em 1942 veio a família Soffiat que passou a trabalhar com extração mineral. A economia local baseou-se no extrativismo mineral. Na agricultura predomina o cultivo de feijão, milho, batata, hortifrutigranjeiros, no interior do município se encontram em expansão o cultivo da laranja e ponkan, além disso, se destaca muito bem a pecuária.

No interior contamos com reservas de árvores nativas, como bracatinga, que é muito usada pelos fornos de produção de cal, temos também plantações de pinheiros e em grande quantidade encontram-se pinus, hoje em dia muito usado para móveis e madeiras. Itaperuçu está numa região plana e é rodeada de morros e montanhas, entre eles está o Morro do Mossunguê, o mais alto de todos com 11.150 metros de altura em relação ao nível do mar.

Criado pela Lei Estadual nº. 9.437, de 09 de novembro de 1990, foi desmembrado de Rio Branco do Sul.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: