Educadores

Itapejara D Oeste

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> I >> Itapejara D'Oeste

Em 1937 nasce, na região ainda não desbravada, um novo lugarejo denominado inicialmente como Lajeado dos Guedes, entretanto seu verdadeiro desenvolvimento só veio a ocorrer nas décadas de 50 e 60, com a emancipação do município. Porém, antes desse importante fato ocorrer essa vila atraía cada vez mais imigrantes, oriundos principalmente dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fato que ainda hoje reflete na cultura do município.

Seu primeiro nome oficial foi Chá de Gralha, sendo subordinado ao distrito de Coxilha Rica, que na época era mais desenvolvido, e só não se tornou a sede do novo município porque o dono das terras só vendia por valores abusivos para o período.

Descontentes com o nome, em 1950 os moradores resolveram mudar para Tapejara, alterando posteriormente para Itapejara, devido à existência de uma cidade homônima e pela vontade de batizar a cidade conforme uma característica própria, já que Itapejara significa pedregulho ou caminho das pedras na língua tupi. Em 1951 foi acrescentado o termo d’oeste, formando assim o atual nome do município.

Criado através da Lei Estadual nº. 4.859, de 28 de abril de 1964, e instalado em 14 de dezembro do mesmo ano, foi desmembrado de Pato Branco e Francisco Beltrão.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: