Educadores

Irati

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> I >> Irati

Em 1899, o cel. Francisco de Paula Pires e Emílio Batista Gomes adquiriram grande área de terras nas adjacências do Covalzinho e fundaram Vila de São João, mais tarde Irati Velho. Esperavam os fundadores que os trilhos da estrada de ferro passassem por ali, o que traria progresso e estabilidade ao seu povoado. Tal fato não ocorreu, a ferrovia ao ser construída desviou dali, certamente em função da topografia, indo atingir o povoado de Covalzinho.

Desta forma foi inaugurada a Estação Ferroviária e Telegráfica do Irati, que recebeu forte fluxo migratório e em pouco tempo assumia ares de cidade. Em 1900, Irati foi elevada à categoria de Distrito Policial. No ano seguinte foi inaugurada a primeira escola primária, sendo que em 1902, Irati se torna Distrito Judiciário no território do município de Imbituva.

De origem tupi "Irati"... abelha que produz cera vegetal, cerol. Existe no município um rio com esta denominação, referência à extinta tribo dos Iratins, que eram assim chamados por usarem um casquete de cera de abelha na cabeça. O município possui três distritos: Guamirim, Gonçalves Junior e Itapará.

Criado através da Lei Estadual nº. 716 de 02 de abril de 1907, o município foi instalado oficialmente em 15 de julho de 1907, sendo desmembrado de Ponta Grossa.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: