Educadores

Iracema do Oeste

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> I >> Iracema do Oeste

Em 1952, chegou ao núcleo o Sr. Juvenal Henrique Correia, trazendo consigo sua família e a de seu sogro, Sr. Antônio Teodorico da Silva, que era conhecido por ‘Caboclo’. Nesta mesma época, chegaram as famílias Furlan, Correia, Pedro Pimenta e Terim. Foi o começo de tudo.

O nome da localidade foi sugerido, em 1964, pelo colonizador do primeiro loteamento da vila, Sr. Paulo Tricário, em homenagem a sua filha Iracema. O primeiro comerciante do povoado foi o Sr. José Carnelóis e a primeira professora foi Dona Aparecida Carnelóis, carinhosamente chamada de Dona Nega.

Com a denominação de Iracema, através da Lei n.º 42, de 26 de novembro de 1973, o povoado foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Formosa do Oeste.

Foi no início dos anos 50 que começaram a chegar os pioneiros no lugar onde, hoje, se situa o município de Iracema do Oeste, vindos de Minas Gerais, São Paulo e interior do Paraná. A cultura mais representativa plantada no início da colonização foi o café, seguida de outras de subsistência como o milho, arroz, feijão, etc.

Criado através da Lei Estadual nº. 9.310, de 04 de julho de 1990, foi desmembrado de Formosa do Oeste.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: