Educadores

Inajá

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> I >> Inajá

A exemplo da quase totalidade das cidades localizadas na zona fisiográfica do noroeste paranaense, Inajá teve origem num patrimônio planejado e formado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, hoje Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).

Depois de haver fundado várias dezenas de grandes e importantes cidades e núcleos populacionais, desbravando e povoando o setentrião paranaense, a Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná mandou medir e demarcar, em junho de 1952, a área onde surgiu o Patrimônio de Inajá.

Consta que os primeiros moradores ao se estabelecerem na região, muitos dos quais vindos da região nordeste do país, encontraram no local uma palmeira conhecida como “Inajá” na sua zona de origem, passando a chamar o lugar que escolheram para morar com esta denominação.

Com a chegada da frente migratória, iniciou-se uma fase de progresso e atividades, construindo-se então os fundamentos básicos da povoação, pensão, farmácia, escola e a igreja, que foi dedicada a São Pedro, padroeiro do lugar. Posteriormente, de acordo com a Lei Estadual N.º 106, de 13 de junho de 1955, Inajá foi elevado à categoria de Distrito, pertencente ao município de Nova Esperança.

Mais tarde passou a pertencer ao Município de Paranacity. Em 25 de janeiro de 1961, de acordo com a Lei Estadual N.º 4.338, ascendeu à categoria de município, desmembrando-se do município de Paranacity, e em 15 de novembro de 1961, foi instalado oficialmente.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: