Educadores

Ibema

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> I >> Ibema

A origem do que é hoje o município de Ibema data da década de 50. O Grupo Camargo, com a instalação da Serraria Formiga, deu a primeira contribuição no processo de desenvolvimento local. O grupo, sob o comando de Francisco Natel de Camargo, era proprietário de uma grande área coberta por pinheiros.

O Grupo Ibema, que deu nome ao município, chegou em 1962 e comprou parte das terras do Grupo Camargo, às margens da BR 277, uma das principais artérias rodoviárias do Sul do Brasil. O Grupo Ibema montou uma serraria, próximo da qual o Grupo Camargo planejava formar uma vila que levaria o nome de "Camargópolis".

Porém, outra fatia das terras da empresa foi vendida, agora para a família Sbaraini, e a ideia foi adiada. O Grupo Ibema passou a ser a maior empresa local em 1966, quando ela comprou a área em que estava instalada a Serraria Formiga. Logo depois, Ibema caiu no gosto dos moradores e se transformou no nome que em 1989 batizaria o município oficialmente criado.

A estrutura, formada pela empresa Ibema, criou um núcleo residencial à sua volta, que sofreu um amplo processo de crescimento. Algumas atividades econômicas básicas foram-se implantando no então povoado. A sensibilidade e o senso empreendedor de Ney Nápoli criou a infraestrutura que permitiu o início do processo de desenvolvimento da localidade.

Criado através da Lei Estadual nº. 9.440 de 16 de novembro de 1990, foi desmembrado do município de Catanduvas.
ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: