Educadores

Guaporema

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> G :: H >> Guaporema

O povoamento do município de Guaraci iniciou-se em 1945. Da fundação do núcleo até o início da década de cinquenta, parte da comunidade viveu um verdadeiro ‘estado de guerra’, por conta de dramáticos conflitos agrários entre posseiros, legítimos e pretensos donos de terras e a polícia.

Em 1945 chegam à região Luiz Carlos Costa, Augusto Lourenço da Silva, Norberto da Silva e João Firmino dos Santos, dando início aos trabalhos de fundação de um povoado, exatamente no quilômetro vinte e quatro da estrada de Jaguapitã. Iniciada a povoação, o núcleo passa a se chamar, em 1947, São Sebastião do Guaraci.

Em 1950 o povoado de São Sebastião do Guaraci foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente a Jaguapitã. Neste ano a sede distrital já contava com cinquenta casas e participava ativamente do progresso regional. Existem lendas em torno da denominação do lugar, mas esta definição de origem geográfica é bem aceita pela abundância desta planta nas matas da região, ao tempo de sua colonização.

Outra versão seria, segundo consta, uma alusão à existência, na região, da árvore denominada ‘pau d’alho’ que, quando tem sua casca retirada, exala odor desagradável. Criado através da Lei Estadual nº. 4.338 de 25 de janeiro de 1961, e instalado em 15 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Cidade Gaúcha e Rondon.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: