Educadores

Guamiranga

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> G :: H >> Guamiranga

Guamiranga foi colonizada a partir de 1860, e o primeiro local de fixação da população foi nos pontos de passagem obrigatórios dos tropeiros. Mais tarde, trinta anos depois, entre 1890 a 1910, chegaram os imigrantes poloneses, italianos e alemães que lá se instalaram e contribuíram para o desenvolvimento do local.

Antes de Guamiranga ser elevada à categoria de cidade em 1997, recebia a denominação de Monjolinho, depois quando passou a ser distrito de Imbituva sua denominação era Natal e finalmente em 1943 passou a ser chamada de Guamiranga. Esse nome tem origem na língua tupi-guarani e significa “árvores de pequenas folhas de cor vermelha”.

Por possuir a maior parte da população na área rural, a economia do município é caracterizada principalmente pelo setor agrícola e depois pelo industrial. Destacam-se ainda como opções de fonte de renda da população o artesanato e a vinicultura. Com um grande número de atrativos naturais e locais favoráveis ao desenvolvimento do turismo rural o local apresenta grande potencial a ser explorado.

Criado através da Lei Estadual nº. 11.203 de 16 de novembro de 1995, foi desmembrado de Imbituva.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: