Educadores

Guaíra

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> G :: H >> Guaíra

A região onde se originou o município abrigava em seu território os famosos e internacionalmente conhecidos Saltos de Sete Quedas, no Rio Paraná, a saber: Santa Maria, Grande, Caxias, Faradai, Santiago, Conceição, Osório e uma infinidade de outros, num total de 350 saltos, aproximadamente. Estes saltos foram cobertos pelo represamento do Rio Paraná, que deu origem ao lago e à Usina de Itaipu.

As primeiras movimentações castelhanas no território do atual município de Guaíra remontam a meados do século XVI. A jurisdição espanhola em Guaíra começa em 1554, com a fundação do povoado de Ontiveros, distante uma légua dos extintos Saltos de Sete Quedas. Nesta mesma época, o governo paraguaio fundou outra povoação na confluência dos rios Piquiri e Paraná, distando três léguas de Ontiveros, com a denominação de Ciudad Real del Guayrá. Possui um distrito: Dr. Oliveira Castro.

Criado através da Lei Estadual nº. 790 de 14 de novembro de 1951, e instalado em 14 de dezembro de 1952, foi desmembrado de Foz do Iguaçu.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: