Educadores

Curiúva

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> C >> Curiúva

Os primeiros moradores de Curiúva foram Fortunato Rodrigues Jardim e Antônio Cunha, que tinham grande área de terras nesta região. Muitos dos viajantes, passando pelo pequeno povoado que se formara acabaram gostando do lugar e ficando, passando a compor novo tipo de vida naquelas paragens de clima bom e terra fértil.

A primitiva denominação de Curiúva foi Caetê, numa referência à serra homônima e que na língua tupi, significa ‘mata virgem’. O povoado de Caetê foi elevado à categoria de Distrito Policial no ano de 1912, através do Decreto nº. 5, integrando o território do município de Tibagi. Decreto-Lei-Estadual nº. 7.573, de 20 de dezembro de 1938, transfere o distrito de Caetê para o município de São Jerônimo da Serra. Pelo Decreto-Lei nº. 99 de dezembro de 1943, retificado pelo Decreto-Lei nº. 311 de 26 de fevereiro de 1945, o Distrito de Caeté passa a compor os municípios de Araiporanga (São Jerônimo) e Congonhinhas, sendo que a partir desta época passa a ter a denominação de Curiúva.

O município possui um distrito, Alecrim. Criado através da Lei Estadual nº. 02 de 10 de outubro de 1947 e instalado em 26 de outubro do mesmo ano foi desmembrado de São Jerônimo da Serra.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: