Educadores

Borrazópolis

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> B >> Borrazópolis

Nasceu como patrimônio em 1948. No curto espaço de apenas dezoito meses, num esforço punjante, a Companhia Colonizadora Rio Bom transformou a mata virgem em uma cidade com serrarias, hotéis, farmácias, casas comerciais, etc. O nome dado ao município foi uma homenagem a um dos primeiros proprietários da gleba da região e incentivador do progresso da mesma, Dr. Francisco Borraz.

Criado através da Lei Estadual nº 790 de 14 de novembro de 1951, e instalado em 14 de dezembro de 1952, foi desmembrado de Apucarana. Francisco José Borraz, era economista e funcionário do Banco Pelotense.

Com a extinção deste passou a ser um dos diretores do Banrisul e um defensor do loteamento da gleba e contrário às investidas das imobiliaristas que vinham fazendo proposta de comprar toda a gleba. Pela sua inteligência e capacidade foi uma maneira singela que os funcionários, técnicos e colaboradores encontraram para lhe prestar uma homenagem, que foi emprestando o seu nome a futura cidade. Ele, como diretor do banco facilitou e possibilitou diversos projetos para o desenvolvimento de Borrazópolis . Borrazópolis: Borraz = sobrenome do fundador e Pólis que vem do grego e significa cidade. O primeiro lote urbano (lote 5, quadra 15) foi vendido a Orlando Corrêa. O segundo lote a Otávio Tomaz de Farias.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: