Educadores

Barra do Jacaré

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> B >> Barra do Jacaré

As primeiras notícias de colonização do território de Barra do Jacaré vêm de 1881. Nesta época estabeleceu-se na região o Sr. José Pedro Lopes e família, vindos de Minas Gerais. Eram tempos de embates políticos e pessoais pela disputa da terra, pela propriedade, pois abundava a terra devoluta. Em 1904, esteve na região o coronel Joaquim Batista, tentando resolver questões de pendências territoriais entre posseiros e latifundiários. Não obteve sucesso, sendo somente em 1922 é que a situação teve solução satisfatória.

A partir de 1936 a localidade firmou-se como povoação, sendo desta época a construção de uma capela no lugar, em terreno doado por Jacinto Cândido Lopes, filho do pioneiro José Pedro Lopes.

O vilarejo que deu origem ao atual município de Barra do Jacaré ficou conhecido por diversos nomes ao longo dos tempos, inicialmente Fazenda Dourado, depois Água do Barreiro e finalmente Barra do Jacaré. O topônimo é de origem geográfica, em referência ao Rio Jacaré que deságua no Rio Cinzas, formando uma “barra”, daí o nome. Criado através da Lei nº. 4.810, de 24 de janeiro de 1964 foi instalado oficialmente em 19 de dezembro de 1964, sendo desmembrado de Jacarezinho.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: