Educadores

Japira

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> J >> Japira

Foram muitas as pessoas que contribuíram com seu trabalho para a formação do município de Japira. Dentre elas se destacam nomes como o de João Carneiro Júnior, Francisco Pedroso da Luz, Francisco Inácio de Oliveira e seus filhos, principalmente Joaquim Pedro de Oliveira, Hermindo Augusto de Oliveira e Maurílio de Oliveira.

Por volta de 1893, a região do atual município de Japira estava coberta por mata virgem, onde só a coragem de Domingos Furkim e seus companheiros poderiam se impor mata a dentro. A partir daí outros mais vieram a fim de desbravar estas terras. No início de suas explorações a área do atual município de Japira pertencia e dependia juridicamente de Tomazina e se chamava Fazenda Jaboticabal e Barreiros. Após 1924 o povoado recebeu o nome de Japyra. Em 1928, quando Jaboti foi elevado a município, todos os serviços públicos eram feitos em Jaboti. Mas com a extinção da comarca de Jaboti em 1934 voltamos a depender de Tomazina, e foi aí que se começou a planejar a emancipação de Japira.

O município de Japira apresenta em sua história não colonizadores estrangeiros, como muitos municípios paranaenses; mas sim desbravadores tipicamente brasileiros, vindos de outros estados como São Paulo e Minas Gerais e de outras regiões do estado do Paraná. Os primeiros pioneiros: o senhor Francisco Inácio de Oliveira, residente na cidade de Tomazina e proprietário da Fazenda Jaboticabal, por volta de 1893, mandou desbravá-la sob o comando de Domingos Furkim, que foi o primeiro morador naqueles sertões. Também foi proprietário de terras nesta região o coronel João Carneiro Júnior, que para cá veio numa colônia de mineiros.

Outros pioneiros foram José Gomes Godoy e seus filhos Antônio Bertoldo, Francisco Godoy e José Antônio Godoy. Após a exploração e abertura de novas terras o senhor Francisco Inácio de Oliveira e seus filhos Joaquim Pedro de Oliveira, Inácio de Oliveira e Hermindo Augusto de Oliveira passaram a conviver quase que diariamente em solo japirense apesar de residirem em Tomazina ou Jaboti. Da cidade de Itararé, SP, veio para cá o Coronel Francisco Pedroso da Luz, que instalou aqui uma das maiores fazendas da região; sendo considerado como um dos maiores benfeitores de Japira. Na antiga divisa de suas terras com as de Joaquim Pedro de Oliveira e João Carneiro Júnior, situa-se a atual zona urbana de Japira.

Por volta de 1915 o Coronel Joaquim Pedro de Oliveira plantou o primeiro cafezal desta região. Em 1924, foi o coronel Joaquim Pedro de Oliveira, dono de extensa área de terras entre os rios Laranjinhas e das Cinzas, no coração da região denominada “norte velho”, viu sua propriedade rural cortada pelos trilhos de aço da estrada de ferro que corre no sentido meridional, e o coronel fez doação de determinada área de terras para a construção de uma estação ferroviária.

O coronel Joaquim Pedro de Oliveira viu-se diante de ótima oportunidade de realizar a vontade de colonizar esta região, e iniciou a venda de lotes urbanos. As primeiras eleições deram-se no dia 09 de novembro de 1952, ocasião em que o coronel Joaquim Pedro de Oliveira elegeu-se prefeito municipal.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: