Educadores

Prevenção do Suicídio 2018

O que é?
O curso Prevenção do Suicídio é uma proposta de formação continuada para os educadores. É uma parceria da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenado pelas professoras Dione Menz (SEPT) e Glaucia Brito (Decon).

Público-alvo
Educadores das escolas públicas da rede estadual de ensino dos núcleos de Curitiba, áreas metropolitanas Norte e Sul*.

Número de vagas: 200

Objetivo
Capacitar professores para a identificação, acolhimento e condução das situações que envolvem risco de suicídio dos estudantes.

Carga horária
60 horas, sendo 51 horas a distância e 9 horas presenciais

Organização
O curso será desenvolvido na modalidade de educação a distância, incluindo a realização de 3 (três) encontros presenciais obrigatórios (em Curitiba), totalizando 9 horas.

O primeiro encontro (22/09/2018, sábado, das 9h às 12h) será para apresentar o curso, realizar ambientação dos alunos no ambiente virtual e problematizar sobre o tema suicídio.
O segundo encontro (10/11/2018, sábado, das 9h às 12h) será para uma oficina de jogos sobre o tema.
O último encontro (08/12/2018, sábado, das 9h às 12h) será para realização de um seminário para avaliação final do curso. Neste encontro, o cursista fará a apresentação do
plano de ação a ser realizado pela escola para o enfrentamento do suicídio, em formato banner. Este banner será avaliado pelos professores e tutores envolvidos na formação.

O ambiente virtual de ensino e aprendizagem do curso será estruturado na plataforma Moodle (UFPR-Cipead). Por meio dele serão feito o acompanhamento e suporte de comunicação entre alunos e professor-tutor; e realizadas atividades síncronas e assíncronas com a utilização de todas as ferramentas disponíveis no AVA da disciplina: fórum, chat, diário, glossário, etc.

Os conteúdos trabalhados, serão:
1. Indicadores de saúde sobre suicídio;
2. Análise das vulnerabilidades;
3. Avaliação do risco;
4. Abordagem e condução dos casos;
5. Mitos;
6. Rede de cuidados;
7. Clínica da cultura;
8. A tecnologia como estratégia para o cuidado de si e fortalecimento de vínculos.

Certificação
Serão certificados os cursistas que atingirem 80% de frequência e a mesma porcentagem de nota na atividade de avaliação. (A avaliação será a defesa de uma proposta com o plano de ação a ser realizado pela escola para enfrentamento do suicídio).

Período de inscrições
De 07 a 31/08/2018

Inscrições
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1ah-jLQ3BSqEjLywuQbDLtc7jOd306JMc4IaivTMNhG0/viewform?edit_requested=true

Atenção: Serão disponibilizadas 200 vagas. As inscrições realizadas após esse número ficarão em cadastro de reserva.
Para inscrição, são obrigatórios: nome completo, data de nascimento, RG, CPF, telefone de contato e e-mail. (Não será aceito e-mail Hotmail).

* Por ser um projeto-piloto, nesta oferta, as vagas serão destinadas a esses núcleos.
** Não haverá bolsa-auxílio.

ícone contatoCoordenação de Educação em Direitos Humanos
Telefone: 3340-1698/1673/ 1690
E-mail: direitoshumanos@seed.pr.gov.br

Recomendar esta página via e-mail: