Educadores

Andirá

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino
Municípios paranaenses >> A >> Andirá

Andirá teve como início da sua fundação o ano de 1927, quando aconteceu o prolongamento da estrada de ferro da então Rede Viação São Paulo-Paraná. Construiu-se naquela localidade uma estação com o nome de Ingá (fruta silvestre abundante na região), nas terras de Bráulio Barbosa Ferraz. O pioneiro, na ânsia de prosperar com o progresso advindo dos trilhos de aço, dividiu em lotes cinco alqueires, aproximadamente, expondo-os à venda, dando início ao núcleo urbano.

Em 1928, chegaram os primeiros colonizadores do povoado que ia se formando ao redor da pequena estação de trem. Segundo registros históricos, foram as famílias de Carlos Ribeiro da Silva, Manoel Messias da Silva, Raul Vaz e seu irmão Ramiro Vaz, Júlio Possagnolo e a família de Dona Maria "Cearense", a primeira parteira do povoado. Vieram também as famílias Bonacin, Zanoni, Cavenaghi, Simoni, Zafanelli e os Barbosa Ferraz, e muitas famílias foram chegando depois.

Essas famílias estão até hoje em Andirá, representadas pelos seus descendentes. Através do Decreto-Lei Estadual n. 347 de 30 de março de 1935, o povoado de Ingá foi elevado a categoria de Vila, com a criação do Distrito Jurídico e a instalação do Cartório, pertencente ao município de Cambará. O evento histórico e inesquecível para a população local foi a emancipação política de Ingá, com o desmembramento da Comarca de Cambará, através do Decreto-Lei n. 199, de 31 de dezembro de 1943, assinado pelo Interventor Manoel Ribas. Nascia então o município com o nome de Andirá.

Este fato, do desmembramento da Comarca de Cambará foi transmitido aos andiraenses já no dia seguinte, 1º de janeiro, para a multidão que se juntou na frente do primeiro prédio (sobrado) construído na cidade pelo Sr. Júlio Possagnolo. Da sacada do sobrado, o Dr. Aldezirio Marins, acompanhado de todos aqueles ilustres companheiros que lutaram pela emancipação (Srs. Virgínio Rosário, Oscarlino Carvalho Duarte, Euclydes Casimiro Teixeira, José Miranda e tantos outros), explicou ao povo como se sucedera o desmembramento e o quanto o fato político vivido significava para o novo município e como a política municipal iria se comportar dali para frente. Este ato foi, provavelmente, o primeiro comício político da história da cidade, na sacada do prédio onde hoje é o Banco Bradesco, que pertencia ao Sr. Said Abib e foi durante muitos anos o primeiro hotel de Andirá, hospedando muitos viajantes que por aqui passavam.

ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: