Educadores

Prevenção à evasão em EaD

Manual e-Escola >> Orientações ao professor-tutor >> Prevenção à evasão em EaD


A EaD é um esforço para que o cursista supere os desafios de se atualizar de maneira eficaz num mundo em constante mudança. Todavia, há fatores nessa modalidade de ensino que, se não forem considerados com cuidado, podem levar o aluno a interromper o curso, o que conduz a um dos maiores desafios atuais: a evasão em EaD.

Compreendemos essa questão como bastante complexa, e por isso não cabe aqui apontar culpados, mas sim pensar quais ações podem e devem ser realizadas para garantir que todos os cursistas tenham a oportunidade de se desenvolver a partir das iniciativas pedagógicas a distância.

Entendemos que o trabalho de combate à evasão em EaD deve ser eminentemente preventivo; isto é, antes que o problema aconteça, devemos considerá-lo e proteger o grupo de forma inteligente e integrada. Por isso, são ações fundamentais para o professor-tutor em EaD: conhecer os cursistas, responder aos seus questionamentos, verificar e acompanhar sua evolução, buscar resgatá-los quando seu acesso ao ambiente diminui (ou quando ainda não acessaram). Acesse o conteúdo "Verificação de acessos dos cursistas / conferência de logs" para conhecer ferramentas do e-Escola voltadas ao acompanhamento dos cursistas.
Recomendar esta página via e-mail: