Educadores

Recursos do e-Escola

Manual e-Escola >> Orientações ao cursista >> Recursos do e-Escola

No ambiente e-Escola, cada unidade contém recursos variados que têm diferentes objetivos. Abaixo, conheceremos alguns desses recursos:

a) Fórum
b) Tarefa
c) Questionário
d) Glossário
e) Tarefa on-line
f) Wiki
g) Urls ou outros recursos

Observação: Alguns recursos do e-Escola envolvem a edição, por parte do cursista, de textos que são postados diretamente no ambiente virtual de aprendizagem. Nesses casos, recomendamos que o cursista tenha o hábito de criar um documento num editor de textos ou bloco de notas, salvar esse arquivo, digitar nele o texto de resposta à atividade (conforme o caso) e depois colar o texto no ambiente. Assim, o cursista garante que o texto digitado não se perderá por encerramento automático da sessão, por queda de energia ou pane no computador ou no próprio ambiente.

a) Fórum
ícone fórum
O fórum é um espaço de interação assíncrono muito utilizado para estimular discussões entre participantes de um curso.

No ambiente virtual de aprendizagem e-Escola, os fóruns podem ser estruturados de formas diferentes e incluem avaliações das postagens efetuadas.

Existem vários tipos de fóruns que você pode encontrar, conforme o curso em que estiver inscrito: fórum geral, onde qualquer participante pode iniciar uma discussão a qualquer momento; um fórum onde cada cursista pode postar apenas uma discussão; ou um fórum de perguntas e respostas onde os cursistas devem primeiro fazer uma postagem para então serem autorizados a ver os outros posts de outros cursistas.


 b) Tarefa
ícone tarefa
O recurso tarefa permite ao cursista produzir um texto e enviá-lo em formato digital ao servidor do curso. Ele é utilizado principalmente para envio de atividades que exijam a escrita de textos ou relatos mais extensos, como projetos finais, resenhas, relatórios, entre outros.

Alternativamente, ou adicionalmente, a atribuição pode exigir dos cursistas a digitação do conteúdo da tarefa diretamente em editor de texto para então ser anexada ao AVA.

Ao analisar as tarefas, professores-tutores podem tanto deixar comentários de feedback quanto fazer upload de arquivos.


c) Questionário
ícone questionário
Há vários tipos de questionários no ambiente e-Escola; é importante que o cursista leia atentamente o enunciado de cada um. É importante também dispor de algum tempo disponível para responder a cada questionário de uma vez, pois muitas vezes é necessário fornecer todas as respostas num mesmo intervalo de tempo.


Observação:
É possível que seu curso contenha também um “questionário de autoavaliação”. Ao responder a esse questionário, é importante ser o mais sincero possível, pois o que importa é você se avaliar, olhando para si mesmo e reconhecendo suas ações e sua evolução. Neste questionário, o critério para o cursista receber o conceito é apenas que realize a reflexão com máximo compromisso.

d) Glossário
icone glossário
O glossário normalmente é utilizado para a construção e registro de termos ou conceitos sobre um determinado assunto ou tema de um curso.



e) Tarefa on-line
ícone tarefa
A tarefa é um tipo de atividade que traz uma contextualização e comumente solicita a produção de um texto diretamente no ambiente, ao contrário da Tarefa que pede a inserção de um arquivo. Como há uma variedade de propostas, observe o enunciado de cada atividade desse tipo e, se tiver qualquer dúvida, converse com o seu professor-tutor.



f) Wiki
ícone wiki
A wiki é uma ferramenta de atividade que compõe a plataforma Moodle e-Escola. Com ela você consegue construir, de forma interativa e colaborativa, um texto, um projeto ou qualquer outra produção. Com essa ferramenta, os participantes adicionam, expandem e alteram o conteúdo de um documento.


g) Urls ou outros recursos
ícone url
Fique atento! Além do compartilhamento de links com materias relacionados ao curso, em algumas atividades pode ser que você precise acessar ambientes externos ao e-Escola, como por exemplo, Google Drive, Dropbox, Google Sites. Se tiver qualquer dúvida quanto aos procedimentos requeridos, reveja os cadernos do cursista e/ou entre em contato com seu professor-tutor.
Recomendar esta página via e-mail: