Educadores

Configurando as informações do cursista no e-Escola

Manual e-Escola >> Orientações ao cursista >> Configurando as informações do cursista no e-Escola


Você está quase pronto para iniciar o curso. Agora, é muito importante que você atualize seu perfil dentro do ambiente, pois você entrará em contato com várias pessoas e, sempre que isso acontecer, as pessoas verão a sua foto, o que torna a experiência no ambiente virtual muito mais humana e agradável. Para isso, siga os seguintes passos:

a) No canto superior direito da sua página, você verá o seu nome e uma setinha para baixo. Posicione o cursor sobre essa setinha, e aparecerá um menu com várias opções. Desça o cursor por esse menu e, com o botão direito do mouse, clique sobre o item “Modificar perfil”. Aparecerá mais um menu, no qual você deve clicar (agora com o botão esquerdo do mouse) sobre a opção “Abrir link em uma nova guia”. Será aberta uma nova aba.

imagem das seleções a serem feitas para modificar o perfil


Observações: Abrir a página de modificação de perfil em uma nova aba do navegador permite que você retorne mais facilmente à página inicial.

b) Na nova aba aberta pelo navegador, você verá uma página que contém os seus dados. Verifique se estão corretos e, se precisar modificá-los, faça a alteração naqueles que estiverem com o campo habilitado para isso. Se desejar, insira sua descrição, contando sobre sua formação e atuação profissional.

edição do cursista

c) No campo abaixo da descrição, há um espaço para você inserir ou modificar a sua fotografia. Para inserir uma nova imagem, você pode escolher uma das duas opções seguintes:

inserir imagem

  • A primeira forma é arrastando uma imagem – Salve uma imagem no desktop (área de trabalho) do seu computador. Diminua o tamanho da janela do navegador. Localize a imagem no desktop. Clique sobre a imagem, segure e arraste até a seta, e solte. Aparecerá a imagem. Então role a página e clique em “Atualizar perfil”.
  • A segunda maneira é selecionando uma imagem da pasta de computador – Clique sobre a seta azul. Uma tela se abrirá para que você procure o arquivo em seu computador. Clique em “Enviar um arquivo” e depois em “Escolher arquivo”. Escolha uma imagem (JPG ou PNG) que você deixou na área de trabalho do seu computador (ou em outra pasta), clique sobre o arquivo de imagem, depois em “Abrir”. Em seguida, clique em “Enviar este arquivo”. Sua imagem aparecerá, e a seta azul desaparecerá. Clique no botão “Atualizar perfil”. Agora é possível identificar sua foto em qualquer mensagem postada no ambiente virtual.
d) Confira que há outros itens que você pode editar, caso deseje. Para isso, basta clicar nas opções "Nomes Adicionais", "Interesses" e/ou "Opcional".

itens adicionais

e) Após alterar ou inserir informações e sua foto, clique no botão "Atualizar perfil", no final da página, feche a aba de alteração do perfil, retorne à aba do curso e clique em F5, em seu teclado, ou no botão "Atualizar" do seu navegador ícone recarregar página.

botão atualizar
Recomendar esta página via e-mail: