Educadores

Hackathon Diversa

O evento:

No ano de 2017, a Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais realizou o 2º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais, que oportunizou aos professores, pesquisadores e gestores da educação paranaense a discussão de novas ideias e o desenvolvimento de projetos inovadores voltados à Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, utilizando ferramentas com o uso de baixa tecnologia. Assim, além das oficinas, palestras, mesas redondas e relatos de experiências, o evento contou também com um Festival de Invenção e Criatividade (FIC) - uma ação mão na massa que busca incentivar o espírito inventivo, criativo e colaborativo. Como parte deste festival, tivemos o Hackathon Diversa. 

O que foi o Hackathon Diversa? 

O termo hackathon vem da junção das palavras inglesas Hack e Marathon (uma espécie de maratona de hacker), em que um grupo se reúne com o objetivo de criar soluções inovadoras a partir de um objetivo específico. Nesse sentido, o Hackathon Diversa foi uma maratona imersiva coletiva que objetivou discutir novas ideias e desenvolver projetos inovadores de educação inclusiva que tinham por princípio a utilização de ferramentas com o uso de baixa tecnologia. 

Encontro de produção de materiais acessíveis:

O principal objetivo do evento foi produzir, de forma cocriativa, recursos educacionais a partir das definições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das demandas pedagógicas do cotidiano escolar, tendo como referência os princípios do desenho universal para a aprendizagem. As melhores produções foram selecionadas para a plataforma virtual Diversa

Quem participou? 

Professores da rede (todas disciplinas), professores do atendimento educacional especializado e gestores escolares. 

Sobre a oficina:

A oficina baseou-se na metodologia do Design Thinking, que, por meio de dinâmicas em grupo, prioriza as habilidades dos participantes em um processo que transforma desafios difíceis em oportunidades. Após dividir o grupo em cinco equipes, os participantes receberam um desafio. O objetivo era refletir sobre as barreiras e os obstáculos que os estudantes da Educação Especial vivenciam no seu dia a dia. Após mapearem as dificuldades que cada professor tem em identificar as necessidades dos seus estudantes e qualificar as suas estratégias didáticas e os seus recursos pedagógicos, as equipes apontaram os desafios que gostariam de resolver. A partir disso, desenvolveram protótipos, considerando um objeto de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao final da oficina, todas as equipes puderam apresentar seus projetos. O último passo será a aplicação, a validação e o registro desses recursos com os estudantes nas escolas.

Para saber mais sobre os materiais produzidos, acesse vídeos e imagens do evento.

ícone imagens
Imagens

Acesse alguns registros
realizados no dia do evento.
ícone vídeo
Vídeos

Assista as apresentações das equipes
que participaram da oficina.




Recomendar esta página via e-mail: