Educadores

Tecnologias Assistivas

A inclusão de estudantes da Educação Especial no sistema regular de ensino implica, sobretudo, conhecer e colocar em prática estratégias de ensino adequadas às necessidades específicas de aprendizagem desses estudantes. Por sua vez, essas práticas não podem se resumir a ações pontuais na escola, é preciso um repensar sobre as práticas pedagógicas e sobre o cotidiano escolar como um todo. 

Assim, quando pensamos em práticas pedagógicas inclusivas precisamos pensar também na Tecnologia Assistiva (TA), que pode ser compreendida como uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba recursos, estratégias, produtos, serviços e metodologias que têm como objetivo promover e favorecer a participação dos estudantes da Educação Especial nas diversas atividades escolares, visando a atender os objetivos educacionais comuns e desenvolver nesses estudantes suas potencialidades, autonomia e independência.

Apesar de sua importância social, considerando a crescente e efetiva inserção e participação de pessoas com deficiência em nossa sociedade, a Tecnologia Assistiva (TA) ainda é um tema pouco conhecido e debatido, principalmente no campo educacional. O estudo e a discussão sobre a temática parece ficar restrito a grupos de especialistas, desenvolvedores e professores que atuam na Educação Especial, como se o assunto não fosse pertinente a outras áreas do conhecimento.

Na tentativa de superar esse equivoco e com objetivo de disseminarmos informações e democratizarmos ainda mais os conhecimentos nesta área, este espaço tem por objetivo dar destaque a recursos de tecnologia assistiva e às transmissões online relacionadas ao assunto.

ícone escola interativa
Escola Interativa
ícone eventos
Eventos
ícone tecnologias assistivas
Recursos - TA
Recomendar esta página via e-mail: