Educadores

EmoPLAY

EmoPlay: reconhecendo e expressando emoções (solução tecnológica para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo)

imagem do software
EmoPLAY é uma ferramenta digital (software) que permite treinar o reconhecimento de várias emoções através de expressões faciais.

Utilizando uma webcam ou câmera integrada, o EmoPLAY trabalha com diferentes emoções, como alegria, tristeza ou raiva, de forma simples. Após a escolha da emoção a ser reproduzida pelo usuário e de uma explicação sobre a expressão facial, bem como de uma situação/contexto para aplicá-la, o usuário deverá realizar os gestos que determinam essa emoção (por exemplo, sorrir para expressar alegria). Em seguida, o software EmoPLAY analisará automaticamente suas imagem indicando se a expressão é apropriada ou não.

O programa oferece configurações personalizadas para, por exemplo, ajustar a sensibilidade do algoritmo de reconhecimento (maior ou menor dificuldade), associar uma imagem de contexto que ajude a trabalhar a emoção, modificar o reforço dado ao usuário ou o tempo disponível para expressar a emoção.

O projeto, promovido pela Fundación Orange, é desenvolvido pelo CTIC Centro Tecnológico em colaboração, como Comitê Científico, do Grupo de Pesquisa sobre Deficiência (GID) da Universidade de Oviedo. O software foi traduzido para o português do Brasil em maio de 2017.

Para baixar o software existem duas versões, para computadores com 64 bits ou i386 (32 bits), ambas as versões podem ser encontradas nesta página para download.

ícone ilustrativo de download
Emoplay 64
Emoplay 32


 
Recomendar esta página via e-mail: