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Histórico Sala de Aula

Este é o histórico de destaques "Sala de Aula". Explore cada reflexão clicando no título correspondente!



07/05/2019

Câncer

Câncer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), pode ser conceituado como um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Suas causas são variadas e podem ser internas ou externas ao organismo. Confira os materiais que selecionamos sobre o tema e conheça mais sobre essa doença que vitima milhões de pessoas a cada ano a nível mundial.

ícone áudios
Áudio:
"Obesidade x câncer"
ícone vídeos
Vídeo:
"Série Educando: O que é câncer?"
ícone infográficos
Infográfico:
"Câncer de mama"


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02/05/2019

Machado de Assis - O mestre da periferia

Bruxo do Cosme Velho, Homem subterrâneo, Um mestre na periferia. Filho de operário negro com uma lavadeira portuguesa, jornalista e escritor respeitado, Machado de Assis testemunha os extremos da realidade brasileira e procura abordá-los em suas obras. Que tal conhecer melhor um dos maiores escritores da literatura brasileira?

Separamos alguns materiais que podem auxiliar você e sua turma a conhecer e a entender melhor esse fantástico escritor e suas obras.

ícone recurso textual
História em quadrinhos (PDF):
"O alienista, de Machado de Assis"
ícone simulador
Simulador:
"Noite de almirante, de Machado de Assis
ícone trecho de filme
Trecho de filme:
"Memórias póstumas - morte de Brás Cubas
ícone vídeo
Vídeo:
"Entrevista Roberto Schwartz"
ícone animação
Animação:
"Machado de Assis: o homem por trás do mestre
ícone simulador
 Simulador:
"A cartomante"
ícone vídeo
 Vídeo:
"Livro trailer - Memórias póstumas de Brás Cubas"
ícone vídeo
 Vídeo:
"Capitu - Machado de Assis"
ícone vídeos
Vídeo:
"Machado de Assis - Um mestre na periferia"
 


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24/04/2019

Filosofia e Cinema

ícone filosofia e cinemaAssim como a Filosofia, o Cinema possibilita a reflexão e o debate sobre variadas questões relacionadas ao ser humano e ao mundo, promovendo um momento rico para ser compartilhado no espaço escolar. Vamos conhecer algumas possibilidades?

O programa "Cinema e Educação", da Web Rádio Escola, realizado a partir da parceria entre o Portal Dia a Dia Educação e a Coordenação de Produção Multimídia, traz discussões em áudio acerca de filmes que podem ser interessantes para a abordagem do conteúdo disciplinar.

Os filmes aqui indicados permitem levantar questões que tratam de temas da Filosofia. Confira as dicas quanto ao uso dos filmes, além dos trechos selecionados.



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16/04/2019

Ensino híbrido

ícone o que éFlipped Classroom, b-learning... o que significam essas palavras? Suas traduções são, respectivamente, "sala de aula invertida" e "ensino híbrido". A tradução não ajudou? Entenda melhor sobre esses conceitos e sobre como eles podem transformar suas aulas.

O ensino híbrido integra momentos de estudo presenciais e à distância e tem como foco a personalização do ensino. No aplicabilidade do ensino híbrido, é previsto o uso de tecnologias digitais, no entanto, é possível que o educador utilize os recursos disponíveis e crie estratégias para viabilizar  momentos de estudos e de realização de trabalhos em modo off-line. Existem algumas maneiras de de utilizar o ensino híbrido, sendo que as mais utilizadas são: rotação por estações de aprendizagem, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas.

Acesse os recursos abaixo e conheça mais sobre ensino híbrido e os depoimentos de educadores sobre sua adoção:

ícone vídeos
Vídeo
Ensino híbrido
ícone infográficos
Infográfico
Ensino híbrido
ícone vídeos
Vídeo
Ensino híbrido: depoimentos

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10/04/2019

Citologia

ícone biologiaDe que a pele é feita? O que acontece, dentro do corpo, com o alimento que ingerimos? O estudo da citologia pode ajudar a solucionar estes e outros "mistérios". Confira nosso Sala de Aula sobre esse assunto!A Citologia é o ramo da Biologia que estuda a morfologia das células, dos componentes celulares e suas funções (respiração, nutrição, transporte, excreção, divisão). Seu conhecimento permitiu o desenvolvimento de técnicas de melhoramento genético nas espécies, favorecendo a agricultura e agropecuária, além da utilização de células-tronco na reposição de células e tecidos para tratar doenças como o Mal de Parkinson, traumatismo da medula espinhal, infarto, queimaduras, doenças do coração, diabetes, osteoartrite, artrite reumatoide, entre outras.

Confira abaixo alguns recursos relacionados, que podem ajudar na preparação de aulas muito interessantes.

ícone recurso textual
 Artigo
Construção de modelos de células
ícone vídeos
Vídeo
Microscópio digital caseiro com webcam
ícone simulador
Simulador
Microscópio virtual

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01/04/2019

Dengue

ícone dengueUm pernilongo pequeno e rajado (preto e branco) - você já viu? Essa pergunta pode iniciar uma conversa interessante sobre o inseto que vem causando muitos problemas à nossa sociedade. Nos últimos 50 anos, a incidência de dengue aumentou 30 vezes com aumento da expansão geográfica para novos países. Estima-se que 50 milhões de infecção por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas vivem em países onde a dengue é endêmica.

Abaixo, listamos alguns recursos que podem servir de base para você iniciar uma conversa estratégica para introduzir o tema da dengue com seus alunos.

ícone simuladores
Simulador
"Dengue"
ícone áudios
Áudio:
"Dengue: Saiba mais sobre a dengue e como se prevenir"
ícone animações
Animação
"Dengue"
ícone vídeos
Vídeo
"Campanha Contra a Dengue - Os Sintomas"

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26/03/2019

Gênero literário crônica

A leitura, além de um ótimo entretenimento, também é um excelente exercício que possibilita conhecermos diferentes realidade e culturas. Sabemos que a escola tem um papel primordial no processo de formação de leitores. Nesse sentido, acreditamos que o trabalho com o gênero literário crônica pode ser uma boa estratégia para o desenvolvimento da prática de leitura pelos alunos.

Separamos uma sugestão de sequência de aulas e duas adaptações das crônicas de Luís Fernando Veríssimo e de Fernando Sabino para a linguagem audiovisual que podem ser trabalhadas em paralelo com o texto literário, estabelecendo análises comparativas entre as duas linguagens - audiovisual e literária.

ícone trecho de filme
Curta-metragem
"A última crônica"
ícone trecho de filme
Curta-metragem
"Mentira"
ícone recurso textual
Sequência de aula
"Conhecendo a crônica"

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13/03/2019

Consumo

ícone consumismoConsumo, segundo o antropólogo argentino Nestor Canclini, pode ser definido como o conjunto de processos socioculturais nos quais se realizam a apropriação e os usos dos produtos para atender às necessidades de sobrevivência humana.

No entanto, a atividade de consumir passou a ser o ponto central da existência humana quando a capacidade de "querer", "desejar", "ansiar por" e, particularmente, de experimentar tais emoções repetidas vezes passou a sustentar a economia mundial.

O consumo expressa hoje uma temporalidade de curta duração, pela valorização do novo, pois tem como princípio o gosto pela novidade.

Selecionamos alguns recursos que abordam a questão do consumo.


ícone recurso textual
Consumo consciente
(sugestão de aula)
ícone trecho de filme
Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
(trecho de filme)
ícone recurso textual
Os sentidos do consumo para os adolescentes no ambiente escolar
(produção didático-pedagógica)
ícone recurso textual
Relações de consumo
(sequência de aula)

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18/02/2019

Genética

ícone ciênciasA genética é a parte da biologia que estuda a variação dos organismos e a transmissão das características físicas e biológicas ao longo das gerações.


ícone vídeos
 Compreendendo a constituição do DNA
(Vídeo)
ícone simuladores
 Daltonismo
(Simulador)
ícone trecho de filme
 Gattaca: experiência genética
(Trecho de filme)
ícone infográfico
Genoma Humano
(Infográfico)
ícone áudios
 Mendel, o Pai da Genética - Parte 2
(Áudio)


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08/02/2019

Desastres naturais

ícone ciências humanasDesastres naturais são fenômenos constituintes da geodinâmica do nosso planeta que, quando ocorrem, são capazes de provocar consequências catastróficas para o seres vivos. Confira os recursos que selecionamos sobre o tema.


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04/02/2019

Dalton Trevisan

ícone escritores paranaensesO Vampiro de Curitiba, Novelas nada exemplares, Cemitério dos elefantes, Mistérios de Curitiba, Ah,é?, Nem te Conto, João - são algumas das obras do mais recluso escritor brasileiro, o paranaense, Dalton Trevisan. Com uma extensa obra de contos curtos de escrita sintética e contundente, o autor minimalista descreve os comportamentos do cotidiano urbano, desvelando por meio de seus personagens, sentimentos como angústias, desejos excitação.

Que tal levar a obra de Dalton para a sala de aula e conhecer um pouco mais sobre o vampiro de Curitiba? Separamos alguns materiais que podem auxiliar você e sua turma a conhecer, ler e desvendar as obras desse autor tão cheio de mistérios.


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07/12/2018

A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os direitos das pessoas com deficiência

ícone Declaração Universal dos Direitos Humanos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 70 anos. Uma série de tratados internacionais e instrumentos importantes relacionados aos direitos humanos surgiram a partir da Declaração, entre eles a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, passou a estabelecer pela primeira vez a proteção universal dos direitos humanos.

Desde então, os direitos das pessoas com deficiência têm sido uma prioridade na agenda das Nações Unidas. Um marco importante foi a aprovação do texto da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências, considerado um dos instrumentos mais importantes produzidos a partir do movimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Brasil participou intensamente dos debates que deram base ao texto da Convenção, que contou ainda com a participação das próprias pessoas com deficiência na elaboração dos artigos. O Brasil é um país signatário e incorporou a convenção desde 2009, publicando posteriormente um estatuto federal sobre o tema em 2015, também conhecido como Lei Brasileira de Inclusão.

Um ponto de destaque do texto da convenção foi a alteração da definição de pessoa com deficiência, bem como da nomenclatura atribuída a essas pessoas. Desde então os termos “deficiente” ou “portador de necessidades especiais” não são mais utilizados. A palavra “deficiente” é pejorativa, à medida que coloca a deficiência à frente da pessoa, enquanto que a palavra “portador” remete a algo que a pessoa carrega e que, portanto, não faz parte dela. Dessa forma, a denominação mais adequada é “pessoa com deficiência”, pois assim há a valorização da pessoa acima de tudo, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais.

A escola, enquanto espaço inclusivo, necessita conhecer e compreender esses importantes documentos e marcos legais, visando a promoção da igualdade e a eliminação de todas as formas de discriminação e preconceitos.

Confira abaixo alguns documentos e vídeos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e sobre os direitos das pessoas com deficiência.

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07/12/2018

Plástico: mocinho ou vilão?

ícone reciclagem
A compreensão da dinâmica das transformações químicas naturais e das geradas pela ação humana possibilita ao estudante um posicionamento mais crítico em relação às suas decisões diante de questões sociais.

Nesta perspectiva, a disciplina de Química, por meio da contextualização, pode abordar questões relacionadas ao meio ambiente, por exemplo, contemplando a legislação de Educação Ambiental (Lei n.º 9.795/1999), ao trabalhar questões como consumo sustentável, redução, reutilização e reciclagem de materiais, entre outros, e as relações dessas ações humanas nos impactos ambientais.

Professor, apresentamos, a seguir, alguns recursos que podem auxiliar na sua prática docente ao iniciar a discussão com os estudantes sobre polímeros. Confira as dicas!



Vídeos
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30/11/2018

3/12: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela ONU em outubro de 1992. A partir de então, nesta data a sociedade busca promover uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, sobre a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, sobre a promoção dos direitos humanos, sobre as conquistas da pessoa com deficiência e os programas e as políticas voltadas para a
inclusão destas pessoas.

Para lembrarmos a data, disponibilizamos um grupo de animações que apresentam atitudes simples que podem fazer a diferença na relação que estabelecemos cotidianamente com essas pessoas.


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23/11/2018

Deslizamentos: como evitar essa tragédia?

Nas últimas semanas, foram frequentes reportagens referentes a deslizamentos, inclusive com perdas de vidas humanas e bens materiais. Se observarmos, todos os anos a história se repete. Mas, por que isso acontece?

Os deslizamentos, também conhecidos como movimentos de massa, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se referem aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.

O Brasil é considerado muito suscetível à ocorrência desse fenômeno, devido às características do clima, marcado por verões de chuvas intensas em regiões de relevo com declives acentuados. Quando os deslizamentos ocorrem nos centros urbanos, tomam proporções catastróficas. Atividades humanas como cortes em talude, aterros, depósitos de lixo, modificações na drenagem, desmatamentos, entre outras, têm aumentado a vulnerabilidade das encostas e contribuído para a formação desses processos.

Confira materiais relacionados:


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19/11/2018

20 novembro: Dia da Consciência Negra

Dia de 20 novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, um momento oportuno para discutir e valorizar as contribuições dos povos africanos na formação na cultura brasileira. E não se trata, apenas, de atender a Lei nº 10.639/2003, mas, especialmente, discutir no espaço escolar assuntos que emergem na sociedade contemporânea, tais como, o racismo, a discriminação, a inclusão do negro na sociedade, a cultura afro-brasileira, entre outros.

Esse trabalho deve ser contínuo e deve envolver toda a comunidade escolar, mas, no dia 20 de novembro não deixe passar despercebida essa reflexão sobre a contribuição em sua escola. E para ajudar nesse trabalho, disponibilizamos vários recursos que podem inspirar suas ações pedagógicas .


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13/11/2018

Obesidade

ícone obesidadeA obesidade é um dos maiores problemas da atualidade. Mas o conhecimento empírco não pode ser o limite para abordarmos essa questão. Que tal falarmos sobre sobrepeso, alimentação, hábitos alimentares? Segundo o Ministério da Saúde, de 2006 a 2016, a prevalência da obesidade passou de 11,8% para 18,9%, atingindo quase um em cada cinco brasileiros.

Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que pioram a condição de vida do brasileiro e podem até matar.

Confira os materiais selecionados sobre o tema e trabalhe com seus alunos a importância de adotar hábitos de alimentação saudáveis.
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07/11/2018

Tecnologias Assistivas

ícone tecnologias assistivasAo pensar nas práticas pedagógicas inclusivas você considera a Tecnologia Assistiva (TA) em seu planejamento? Já parou para pensar na função da TA na escolarização de estudantes da educação especial?

A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento ampla, que vai além da concepção de recursos médicos e da saúde e passa a envolver as diversas áreas de conhecimento, tais como a arquitetura, a engenharia, a informática, a educação, entre outras.

No campo educacional, na perspectiva da educação inclusiva, a Tecnologia Assistiva é voltada a favorecer a participação e autonomia do estudante da educação especial nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns.

Assim, quando pensamos em práticas pedagógicas inclusivas precisamos pensar também na Tecnologia Assistiva (TA), que pode ser compreendida como uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba recursos, estratégias, produtos, serviços e metodologias que têm como objetivo promover e favorecer a participação dos estudantes da Educação Especial nas diversas atividades escolares, visando a desenvolver nesses estudantes suas potencialidades, autonomia e independência.



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29/10/2018

Pesquisa de campo em Sociologia

Ao planejarmos nossas aulas, podemos fazer uso de diferentes encaminhamentos metodológicos a fim de alcançar nossos objetivos de ensino. A pesquisa de campo constitui-se numa opção metodológica, pois pode oferecer ao estudante elementos que lhe permitam um tratamento analítico das questões que estão à sua volta, desde que compreendidas além do senso comum.

Selecionamos alguns materiais e informações importantes sobre metodologias para o ensino de Sociologia e, em especial, sobre pesquisa de campo.


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16/10/2018

Astronomia

Descrição: Astronomia é a ciência que se preocupa com a origem, evolução, composição, classificação e dinâmica dos corpos celestes.
Em consequência do desenvolvimento tecnológico, a Astronomia deixa de ser apenas uma ciência de observação para se tornar, também, uma nova ciência experimental. Com os dados coletados por telescópios modernos, satélites, sondas espaciais, muito material científico é produzido sendo, portanto, um ramo importante de estudo para a disciplina de Ciências.


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02/10/2018

Uso do podcast em Língua Estrangeira

O maior desejo do professor de Língua Estrangeira é que seus alunos experimentem o aperfeiçoamento no uso do idioma que está sendo aprendido. Diversos fatores, porém, podem se interpôr nesse processo, entre os quais a dificuldade de associar o trabalho de vocabulário e leitura com a árdua tarefa de se familiarizar com a pronúncia da língua. Nesse sentido, sugerimos o trabalho com textos que sejam acompanhados de podcasts.
O trabalho com textos em podcast pode se iniciar com a exposição simples do áudio, e atividades que explorem a forma audível do texto - prosódia, pausas, entonações, etc. Depois disso, o professor pode trabalhar mais especificamente o vocabulário do texto explorando o campo semântico relacionado, bem como imagens e fontes de estímulo que reforcem a associação da palavra (escrita e ouvida) com os possíveis sentidos respectivo.
Para consolidar a apreensão dos pequenos conhecimentos que se somam na aprendizagem do idioma, é interessante também que o próprio aluno reproduza o texto audivelmente, gravando, por exemplo, em seu celular, e enviando ao professor ou a um colega sua própria pronúncia. Se esse trabalho for feito com planejamento prévio, poderá significar um importante avanço no aprendizado - mesmo que gradual -, o que pode trazer mais engajamento da turma e maior direcionamento e otimização dos recursos cognitivos utilizados pelo grupo.

Para que isso aconteça, disponibilizamos um conteúdo específico - Textos em podcast. Conheça abaixo alguns textos já recomendados no conteúdo. Lembramos que, além de textos em língua inglesa, há também recomendações para outros idiomas:

Título Website  Data (da publicação no site)
US Teens Dropping Facebook for YouTube, Instagram, Snapchat (artigo) Voice of America  06/06/2018
Walk or cycle for 'a happier commute' (artigo)
BBC Learning English
24/09/2014
Showing up for English learning success (artigo)
Better English
Não disponível
2018 Champions League Final: The Good, the Bad and the Ugly (artigo)
Language Caster
27/05/2018
Free Speech vs. Hate Speech (entrevista)
NPR
05/06/2018
Border Wall (entrevista)
99% Invisible
02/06/2018
We need your help to revolutionize education (campanha publicitária)
TED-Ed
15/08/2017
The Tell-Tale Heart (Edgar Allan Poe) | Texto (literatura)
Learn Out Loud
Não disponível
Mistakes Were Made (carta e comentário)
Mistakes Were Made
Não disponível

Quer conhecer mais materiais? Acesse o conteúdo Textos em podcast.

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03/09/2018

Filosofia e Leitura

A leitura consiste em tarefa fundamental do pensar, contribuindo para o desenvolvimento da criticidade, da escrita e da oralidade. Este processo pode se dar pelos mais diversos gêneros textuais e, no caso da Filosofia, não precisa estar restrito ao classicismo dos textos da história da filosofia.

Conheça algumas sugestões de entrevistas realizadas com filósofos ou sobre temas da filosofia que selecionamos para você:

Quer conhecer mais materiais? Acesse o conteúdo Filosofia e Leitura - Entrevistas.

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03/09/2018

Cultura Pop no ensino de História

Filmes, games, histórias em quadrinhos, entre outros produtos identificados com a cultura pop costumam se aproximar de temas históricos, de forma livre, sem a preocupação com o campo historiográfico. Apesar disso, os estudantes percebem essa articulação e as diversos formas com que eventos históricos são instrumentalizados pela Indústria Cultural. Diante disso, não seria interessante trazer esses produtos culturais para a sala de aula? Mas, como refletir sobre passado a partir dessas fontes?

Para saber um pouco mais sobre cultura pop no ensino de História e sobre algumas aplicações desses recursos, confira os recursos abaixo:



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09/08/2018

Metodologias Ativas

Considera-se metodologias ativas as estratégias de ensino que envolvem o aluno no processo de aprendizagem de forma ativa e comprometida. Neste cenário em que o aluno é corresponsável por sua aprendizagem, cabe ao professor ser um condutor do conhecimento. Existem várias modelos de ensino que viabilizam o envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizado que são: aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, estudos de caso, aprendizagem entre pares, entre outras.

Para saber um pouco mais sobre metodologias ativas e sobre algumas estratégias de ensino que fazem parte deste método, confira os recursos abaixo:


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23/07/2018

Influenza A - H1N1

A influenza A, ou Nova Gripe, inicialmente chamada de gripe suína, é uma doença respiratória causada pelo vírus A(H1N1). Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas Confira os materiais selecionados sobre o tema e trabalhe com seus alunos.

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22/06/2018

Nanotecnologia no cotidiano?

A nanotecnologia é uma nova forma de ver o mundo. Trabalha com o desenvolvimento de materiais e com o estudo de novas substâncias em uma escala nanométrica que chega ao nível das moléculas e átomos. Ela faz toda diferença nas nossas vidas, apresentando diversas aplicações no cotidiano, entre elas: roupas, brinquedos, cosméticos, creme dental, medicamentos, materiais esportivos, desenvolvimento de alimentos, produto autolimpante, vidros, baterias etc.

As DCEs de Química trazem em seus textos orientações quanto à necessidade de os alunos se apropriarem de conhecimentos científicos e tecnológicos contemporâneos. Tal destaque no documento legal visa a propiciar aos alunos do Ensino Médio condições para que eles compreendam como o desenvolvimento da ciência e da tecnologia impacta sua vida, em distintas dimensões.

Nesse sentido, a nanotecnologia deve ser entendida como um avanço dos conhecimentos científicos e tecnológicos contemporâneos, e também como um processo histórico de transformação da sociedade e da cultura. Ela trabalha com materiais em uma escala dimensional que chega ao nível das moléculas e átomos. Na escala nanométrica (nm), o fator de grandeza corresponde a 10-9, ou seja, um bilionésimo do metro,aproximadamente 100 mil vezes menor do que o diâmetro de um fio de cabelo.

Apresentamos, a seguir, alguns materiais que podem auxiliar você, professor, na sua prática docente ao iniciar a discussão com os alunos sobre nanotecnologia.

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Áudio
Inimigos da humanidade no desenvolvimento da tecnologia
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Página HAI
Nanotecnologia
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Nanotecnologia
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Canvasmol
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Vídeo
Nanotecnologia: o que é isso?

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Vídeo
Professions of the future

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Vídeo
Nanotecnologia: descobrindo o universo das nanopartículas - parte 1

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Vídeo
Nanotecnologia: descobrindo o universo das nanopartículas - parte 2
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Vídeo
Nanotecnologia: descobrindo o universo da nanomedicina


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22/06/2018

19 de junho: Dia do Cinema Brasileiro

Em 19 de junho, comemora-se o dia do cinema brasileiro. Essa data foi escolhida como homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto – o primeiro cinegrafista e diretor do País – registrou as
primeiras imagens em movimento no território brasileiro, em 1898.

Você sabia que a Lei nº 13.006, de junho de 2014, determina que a exibição de filmes de produção nacional devem constituir o componente curricular complementar?

Abaixo confira alguns ODAs (objetos digitais de aprendizagem) que explicitam fases diferentes no cinema. O primeiro é um documentário de 2008, apresentado por Norma Bengell, mostrando a trajetória da mulher no cinema brasileiro. Já, o segundo é um vídeo que comenta as peculiaridades do filme "Limite". E, por fim, "Saneamento básico,o filme", que discute muitas questões pertinentes à realidade brasileira até os dias atuais.

ícone vídeos
Mulheres no cinema brasileiro

ícone vídeos
Limite
ícone vídeos
Saneamento básico, o filme


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11/06/2018

Literatura de cordel

Professor,

Trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses, os versos populares se espalharam pelo Nordeste brasileiro, sendo considerados até hoje uma das mais ricas manifestações culturais do Brasil. Que tal conhecer a origem do cordel, sua expansão, como e por que essas histórias se popularizam no Brasil? Saiba mais, também, sobre os recursos de linguagem, como rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade que constituem essa arte.

Separamos alguns materiais que podem auxiliar você e sua turma a conhecer, entender e se encantar com essa manifestação literária da cultura popular brasileira.
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Iniciando a literatura de cordel

ícone vídeos
O cordel e suas histórias

ícone vídeos
A árvore do dinheiro

ícone vídeos
Literatura de cordel

ícone vídeos
Patativa do Assaré

ícone vídeos
O coronel e o lobisomem

ícone áudios
Literatura popular

 

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11/06/2018

Fotografia e História

A necessidade do compartilhamento de imagens no mundo da cultura digital pode servir como elemento mobilizador para usar a fotografia no processo de ensino e de aprendizagem de História.

De acordo com as DCE de História, “é indispensável ir além dos documentos escritos, trabalhando com os iconográficos, os registros orais, os testemunhos de história local, além de documentos contemporâneos, como: fotografia, cinema, quadrinhos, literatura e informática” (PARANÁ, 2008, p. 53). Saiba mais sobre o uso de fotografias nos recursos selecionados do acervo digital da Escola Interativa: Recursos Digitais.

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14/05/2018

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Um dos grupos mais suscetíveis a agressões são as crianças, pelo fato de normalmente serem vítimas silenciosas. Os efeitos da violência contra a criança refletem-se em traumas, fobias, comportamentos autodestrutivos e extrema baixa estima. É comum essa violência manifestar-se em forma de agressão sexual, retirando de meninos e meninas a chance de serem pessoas psicológica e emocionalmente estáveis.

O combate ao abuso e à exploração sexual infantil é uma ação que depende de mobilizações pessoais, muito mais do que de ações do Poder Público. Por isso, a conscientização, o envolvimento, a assunção de responsabilidade são posturas primordiais para que os direitos da criança sejam realmente concretizados e garantidos em todas as instâncias.

Esse trabalho deve ser contínuo, mas nesta semana convidamos você a separar um tempo para conversar com familiares, colegas, filhos e alunos sobre essas questões, mantendo um alto nível de atenção aos sinais de violências já praticados contra os vulneráveis. Para ajudar nesse trabalho, disponibilizamos vários recursos - em português e em línguas estrangeiras.

 ícone 

trecho de filme
Vídeo
"Como saber se uma criança está sofrendo abuso sexual?"
ícone vídeo
Vídeos da campanha
"Não engula o choro"

ícone recurso textual
Recurso textual
Transcrição de entrevista/reportagem
"California Lawmakers Consider How To Regulate Home Schools After Abuse Discovery"

ícone áudio
Podcast
"California Lawmakers Consider How To Regulate Home Schools After Abuse Discovery"
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Imagem
"Gritos sin voz - abuso sexual infantil nunca mas"

ícone vídeo
Vídeo
Ne dètournez pas le regard"
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Imagem
"Ein Urlaubsfirt?"

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Imagem
Child Sexual Exploitation

Aproveite para conferir também diversos recursos sobre os perigos da internet, no histórico de informativos de Língua Estrangeira.

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20/04/2018

Tudo que é lógico é Lógica?

A  Lógica é uma área da Filosofia que refere-se às considerações sobre as formas do pensamento em geral e das operações intelectuais que objetivam determinar algo como verdadeiro ou não, considerando também a validade de argumentos.

Quer saber mais? Confira três materiais que podem ajudar a elucidar essa questão.

ícone vídeo
Vídeo
O Progresso da Lógica, Raciocínio Lógico e Inteligência Artificial
ícone imagem
Imagem
Margarita philosophica
 ícone trecho de filme
Trecho de filme
12 Homens e uma Sentença - Raciocínio Lógico

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20/04/2018

Grafite

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop.

Selecionamos três materiais que destacam esse gênero das artes visuais. Um trecho do filme “Basquiat”, que retrata a vida e a obra do artista norte americano; em seguida uma entrevista com os grafiteiros mais famosos do Brasil, Os Gêmeos, e por fim um curta metragem com o tema grafite.

ícone trechos de filmes
Trecho do filme Basquiat
ícone vídeos
Vídeo sobre Os Gêmeos
ícone animações
Animação Grafiteiro

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11/04/2018

O ensino de História e o cinema: algumas possibilidades

Você professor de História, usa filmes nas suas aulas? Apresenta fragmentos ou prefere a obra fílmica na íntegra? Conhece as possibilidades desse produto cultural nos contextos de ensino e aprendizagem?

Além do uso como fonte histórica, da discussão acerca dos anacronismos e das múltiplas temporalidades da obra fílmica, o cinema pode ser explorado a partir de outros olhares, especialmente, a partir dos aspectos da linguagem cinematográfica.

O cinema em sala de aula exige uma metodologia específica e cabe ao professor escolher como apresentar aos estudantes o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam às expectativas de aprendizagem contempladas em seu planejamento. A bibliografia especializada sugere algumas etapas para o bom uso do filme na escola. São elas, apresentação da sinopse (ficha técnica, curiosidades, prêmios, elementos da linguagem cinematográfica), exibição do filme/trecho e debate sobre temas apresentados em determinados trechos do filme.

Acesse os materiais selecionados sobre o ensino de História e Cinema e experimente as várias possibilidades da sétima arte na escola.

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Barão de Mauá - O imperador e o rei

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Reflexões sobre o filme: uma estratégia de aprendizagem nas aulas de História

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Hora-atividade interativa "O cinema como recurso nas aulas de História"

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Escola Interativa Cinema e História, sobre o filme Maria Antonieta


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28/02/2018

Sotaques brasileiros

Existe um sotaque padrão no Brasil? Mandioca ou macaxeira? Pão francês ou cacetinho? Salsicha ou vina? Afinal, existe certo e errado?

O Brasil é composto por 26 estados que tem como idioma oficial a Língua Portuguesa. Por mais que a língua seja a mesma existem termos, palavras e sotaques que são muito diferentes.
Por que existem tantos sotaques no Brasil?

Que tal conhecer essas formas diferentes de falar e os motivos das variações linguísticas? Separamos alguns materiais que podem auxiliar você e sua turma a conhecer e a entender
melhor os diferentes sotaques existentes nas regiões do País.

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Sotaques do Brasil
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Uma língua e muitos modos de falar

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Línguas do Brasil - bloco 01

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Línguas do Brasil - bloco 03

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28/02/2018

2 de abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O dia 2 de abril é mundialmente conhecido como o dia voltado para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Acesse os recursos que selecionamos sobre a temática e compreenda porque é importante abordarmos esse assunto não só na escola, mas com toda a sociedade.

Criada pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, a data que marca o dia mundial de conscientização para o autismo nos mostra que temos ainda muito a conhecer sobre o assunto e um caminho longo para alcançar a inclusão escolar que desejamos.

O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta áreas como a comunicação, o comportamento e a interação social. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo dentro do espectro do autismo.

A partir de 2014, com a publicação do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), os diagnósticos antes divididos em: autista clássico, autismo infantil, Síndrome de Asperger, transtorno desintegrativo da infância e transtorno global do desenvolvimento passaram a fazer parte do que hoje chamamos de Transtorno do Espectro do Autismo – TEA.

As alterações propostas pelo manual permitiram uma melhor identificação do transtorno, o que ampliou de forma significativa o número de diagnósticos. A identificação precoce é considerada fundamental para um bom prognóstico futuro. Por isso, é importante que toda a sociedade fique atenta aos primeiros sinais do transtorno ainda na infância.

É necessário reconhecer que cada autista é único dentro do diagnóstico e único também em sua individualidade. Assim, é fundamental respeitar seu tempo e buscar desenvolver um trabalho que utilize estratégias voltadas para as suas necessidades específicas.

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Coisas incríveis acontecem
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Autismo: o que sabemos (e o que ainda não sabemos)?

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Como funciona o cérebro de uma criança com autismo

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O espectro do autismo


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28/02/2018

O uso de tecnologias digitais na educação

Nos diferentes momentos da história, o homem utilizou técnicas para tornar efetivas suas ações no meio em que vivia. Em relação ao ato de transmitir e compartilhar conhecimento, informações, não foi diferente. E, assim, até hoje a tecnologia digital é uma aliada da educação, desde que ela esteja inserida numa proposta de criação por parte do aluno.

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Evolução das tecnologias na educação
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O uso das tecnologias móveis em sala
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Tecnologias em sala de aula
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Como utilizar a tecnologia a favor da educação

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06/11/2017

Células-tronco

As células-tronco são células capazes de diferenciação e autorrenovação, com o potencial de se dividir e se transformar em diversos outros tipos de células. Além disso, podem se auto-replicar, ou seja, se duplicar, gerando outras células-tronco. Ou ainda se transformar em outros tipos de células.

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Células-tronco embrionárias
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Conteúdos complementares - Biologia - Células-tronco
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Trecho de filme "Uma prova de amor" - a contratação

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06/11/2017

Ciências humanas e cinema na escola

O cinema quando levado ao espaço escolar pode proporcionar ao educando o contato com uma obra de arte e auxiliar o professor, como recurso didático, nos processos de ensino e aprendizagem. O cinema pode também, proporcionar aos alunos irem além do estágio de meras opiniões sobre os filmes e adquirirem uma compreensão crítica muito maior.

Selecionamos três encontros virtuais em que professores e professoras da educação básica debateram a utilização do cinema e o ensino das disciplinas de Sociologia, História e Geografia:

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A utilização de filmes na aula de Sociologia
Ícone hai
O cinema como recurso nas aulas de História
Ícone hai
O trecho de filme como recurso nas aulas de Geografia

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06/11/2017

Experiências de Física com baixo custo!

Para potencializar o uso dos laboratórios das escolas, vários colegas de Física de Telêmaco Borba se uniram para desenvolver um material especial. A seguir, sugerimos alguns dos vídeos de demonstração disponíveis no conteúdo da página de Física.

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Vídeo
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O objetivo desse material previu duas linhas de ação: a) indicar procedimentos para o kit experimental fornecido pela Seed-PR às escolas do Estado, e b) procedimentos para experimentos de baixo custo. A primeira otimiza o uso de um conjunto de equipamentos em Física (kit), trazendo procedimentos detalhados, figuras e questões conceituais a respeito dos conteúdos envolvidos. A segunda reúne procedimentos de baixo custo, utilizando materiais de fácil acesso ou mesmo recicláveis para aumentar o universo de possibilidades experimentais em Física. Estes experimentos são de conhecimento público. O presente caderno colabora no sentido em que detalha materiais utilizados, montagens e propõe questões para discussão entre os estudantes.

Explore os recursos e realize as experiências com sua turma!
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16/10/2017

Onde podemos encontrar simetria?

A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore.

Para obter o conceito de simetria podemos realizar atividades variadas!

A seguir, sugerimos alguns materiais que abordam esse tema e que podem auxiliá-lo em suas aulas:

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Simulador
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Vídeo







O homem tem tentado compreender e criar a ordem, a beleza e a perfeição, através dos tempos, por meio do sentido da simetria.

A palavra simetria é utilizada na linguagem coloquial com dois significados: indica algo bem proporcionado ou bem balanceado e denota a concordância em que várias partes de algo se integram em uma unidade.

Assim, que tal utilizar compreender o conceito de simetria por meio da observação dos objetos no ambiente em que vivemos?
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18/09/2017

Outubro rosa

O mês de outubro é celebrado como "Outubro rosa". Essa campanha tem como símbolo mundial o laço da cor rosa. É também nessa época que muitos monumentos pelo mundo a fora são iluminados com a mesma cor. Mas, qual a razão desta celebração?

Separamos alguns materiais que podem ser úteis para o seu trabalho:

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Infográfico
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Trecho de filme
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Página web
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Internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, este movimento foi criado com o intuito de conscientizar as mulheres com relação ao câncer de mama - doença causada pelo desenvolvimento anormal das células da mama, geralmente dos ductos mamários, as quais começam a se dividir e reproduzir muito rápido e de forma desorganizada, substituindo o tecido saudável.

E por que razão tal assunto deve ser abordado em nossas escolas?

Por que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de "pele não melanoma", respondendo por cerca de 28% dos novos casos de câncer a cada ano. Também, por que estatísticas indicam um aumento da sua incidência, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não, e a maioria dos casos tem bom prognóstico. Então, vamos divulgar o Outubro Rosa e ajudar a conscientizar nossos alunos sobre a importância do diagnóstico precoce?

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18/09/2017

Dia do Cigano - 23 de setembro

Em 23 de setembro, comemoramos o Dia Estadual do Cigano.

Você sabia que há vários ciganos em nossas escolas (e também fora delas)? Já pensou por que motivo eles não são vistos e nem identificados? Além das várias etnias que compõem nossa sociedade, esses concidadãos precisam ser 'enxergados".

Separamos alguns materiais que podem auxiliar você e sua turma a conhecer melhor a cosmovisão cigana e seu povo.

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Áudio
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Dissertação
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Página da web
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Recurso textual
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Os primeiros ciganos chegaram ao Brasil ainda no século XVI, e várias personagens de nossa história pertenciam a um dos grupos ciganos.

O lema dos povos ciganos é "O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião", o que pode ser evidenciado pelos símbolos de sua bandeira. Há vários alunos ciganos (roms, sintis, calóns) que, para se proteger de pré-julgamentos, escondem-se atrás do silêncio e da timidez. Certamente você conhece uma criança cigana, que não declara seu pertencimento porque não encontra um ambiente amigável para se expressar. Você pode ser um canal para mostrar a ela - assim como a todos os demais alunos - que a escola é, sim, lugar para falar sobre si e sobre sua vida. Com paciência e respeito, podemos crescer juntos!

Vamos celebrar?

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11/09/2017

Segurança na Internet

Segurança, ética e cidadania na internet são temas que estão em evidência. Qual educador nunca se deparou com uma situação inusitada referente ao uso da internet? Partindo dessa realidade, como não se preocupar com um tema que influencia diretamente a vida de todos!?

A seguir, acesse alguns materiais que auxiliarão o seu trabalho sobre o tema em sala de aula, possibilitando a orientação de crianças e adolescentes sobre como usarem a internet de modo seguro, ético e consciente:

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Jogo
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Página web
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Recurso textual
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Recurso textual
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Vídeo





O uso da Internet é cada vez mais comum em nossa sociedade. Ela ultrapassou os limites do entretenimento, hoje as pessoas realizam compras, pagamentos, recebem e mandam mensagens, relacionando-se sem precisar sair de casa. Entretanto, assim como a Internet traz facilidades, ela também pode trazer riscos e prejuízos.

Sendo assim, faz-se necessário, na Educação, ensinar como prevenir os crimes digitais mais comuns e orientar os alunos quanto à utilização responsável da Internet.

Não podemos, como educadores, ignorar os cibercrimes!

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01/09/2017

Independência ou morte!

Imagem de Dom Pedro I sobre o cavaloNo mês de setembro comemoramos um fato histórico para o Brasil: a proclamação de sua independência de Portugal. Você já parou para refletir que razões levaram Dom Pedro I a proclamar a Independência do Brasil?
No mês de setembro comemoramos um fato histórico para o Brasil: a proclamação de sua independência de Portugal.

Você já parou para refletir que razões levaram Dom Pedro I a proclamar a Independência do Brasil?

Separamos alguns materiais que podem auxiliar seu trabalho:

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Simulador
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Trecho de filme



A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal.

A proclamação foi feita por D. Pedro I às margens do riacho do Ipiranga em São Paulo. No entanto, a independência do Brasil, enquanto processo histórico, desenhou-se antes do príncipe regente Dom Pedro I proclamar o fim dos nossos laços coloniais. As transformações políticas, econômicas e sociais que vinham acontecendo no Brasil desde a chegada da família real portuguesa ao Brasil já eram um prelúdio de que este dia chegaria.

Vamos recordar?

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08/08/2017

A Matemática da reciclagem

imagem de cesto de lixo contendo o símbolo da reciclagemA reciclagem é necessária? Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente? A Matemática pode ensinar por que reciclar uma caixa de leite é tão importante para o meio ambiente.

A reciclagem é necessária? Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?

A Matemática pode ensinar por que reciclar uma caixa de leite é tão importante para o meio ambiente.

A seguir, sugerimos alguns materiais que abordam esse tema e que podem auxiliá-lo em suas aulas:

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Jogo
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Segundo pesquisas, cada pessoa produz entre 300 gramas e 1 quilo de lixo por dia, mas alguns países contribuem mais. Cada uma das pequenas atitudes que executamos durante nosso dia tem reflexos importantes no processo de aquecimento do planeta. Andar de carro, gastar energia, recolher o lixo, consumir água, consumir alimentos, utilizar embalagens, são exemplos de atividades comuns e diárias em nossas vidas e que têm influências no meio ambiente.

Realize um debate sobre o tema com seus alunos, questionando sobre a prática da reciclagem no dia a dia de cada um e de que forma isso é feito.

É importante que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente.

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12/07/2017

Qual o valor do dinheiro?

imagem dinheiroComprar à vista ou parcelado é, para especialistas em finanças, uma questão de estratégia. É importante entender o que é mais vantajoso. Para tomar tal decisão, gostando ou não de Matemática, é necessário calcular e planejar.

Muitas vezes ficamos na dúvida sobre qual é a melhor das opções: fazer um empréstimo para comprar à vista, comprar a prazo ou aplicar o dinheiro para comprar à vista? A decisão depende da situação financeira do consumidor.

Sugerimos alguns materiais que abordam esse tema e que podem auxiliá-lo em suas aulas:

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Infográfico
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Simulador
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Comprar à vista ou parcelado é, para especialistas em finanças, uma questão de estratégia. É importante entender o que é mais vantajoso. Para tomar tal decisão, gostando ou não de Matemática, é necessário calcular e planejar.

A decisão de assumir uma dívida não é necessariamente um mau negócio, desde que ela esteja dentro daquilo que seu orçamento pode pagar. Em alguns casos, segundo especialistas, pode ser melhor fazer uma prestação para adquirir um bem do que gastar o dinheiro sem objetivo.

Como decidir pelo parcelado ou compra à vista? Antes de comprar faça alguns questionamentos:
1 - Estou precisando realmente disso ou posso comprar em outro momento?
2 - Se preciso mesmo, tenho dinheiro para comprar à vista?
3 - Se não posso comprar à vista, tenho orçamento para mais uma prestação?
4 - Posso adiar para mais alguns meses e juntar o dinheiro para comprar à vista?
5 - Se vou financiar, quanto do meu dinheiro ficará comprometido?
6 - Por quanto tempo esse valor da parcela irá impactar no meu salário?

O consumo consciente é consumir de forma responsável, pensando nas consequências de seus atos sobre a qualidade de vida no planeta e na vida das futuras gerações. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade.

Assim, temos o dever de disseminar a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um grande número de pessoas promovam grandes transformações.

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06/07/2017

Internetês: quanto mais simples, melhor!

imagem contendo emoticonsQuais as possíveis razões para este comportamento no uso da escrita e quais as implicações desse comportamento na escrita de textos no âmbito escolar?

Internetês: quanto mais simples, melhor!

Quais as possíveis razões para este comportamento no uso da escrita e quais as implicações desse comportamento na escrita de textos no âmbito escolar?

Separamos alguns materiais que podem o auxiliar no trabalho sobre essa temática:

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Recurso textual
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As percepções do mundo se alteram conforme a tecnologia evolui. E essas mudanças também afetam a maneira como nos comunicamos.

A língua portuguesa é muito mais que regras gramaticais, ela é viva, muda, e tais mudanças estão relacionadas a variações determinadas pelo ambiente sociocultural, a geografia, a história e a situação comunicativa. É nesse contexto que temos o internetês - linguagem utilizada nos meios de comunicação virtual, que possui características específicas.

Não é raro, nos dias de hoje, nos depararmos com textos acadêmicos que apresentam esse tipo de variação linguística, que muitas vezes prejudica a qualidade do texto. Embora a tecnologia tenha facilitado o dia a dia das pessoas, com a expansão da internet, os “tropeços” na língua portuguesa tornaram-se mais habituais na escrita.

A linguagem simplificada da internet é benéfica para textos digitais, mas a norma padrão jamais deve ser ignorada!

Vamos conscientizar nossos alunos?

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03/07/2017

Cinema em sala de aula

pipocaProfessor, você já utilizou filmes ou trechos de filmes como recurso didático em suas aulas? Os filmes têm uma grande aceitação por parte do público jovem. Assim, ele possui um imenso potencial de aproveitamento no processo educativo.
Já utilizou filmes ou trechos de filmes como recurso didático em suas aulas?

Separamos alguns materiais que podem auxiliar seu trabalho:

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A linguagem cinematográfica é complexa e mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense,  por isso mesmo apresenta ampla capacidade de comunicação.

Os filmes têm uma grande aceitação por parte do público jovem. Assim, ele possui um imenso potencial de aproveitamento no processo educativo, pois, muitas vezes, abordam temas que são melhor compreendidos que uma aula expositiva.

O cinema em sala de aula exige uma metodologia específica. Faz-se necessário escolher como apresentar aos alunos o filme: se completo ou selecionar alguns fragmentos que atendam às expectativas de aprendizagem contempladas no planejamento do professor.

Ao incluir o cinema no planejamento, deve-se considerar a faixa etária, o nível de ensino, se o filme está diretamente relacionado com os conteúdos e se respeita os valores socioculturais do meio onde a escola está inserida.

O uso do filme não pode ser visto como apenas passar o filme, é necessário conduzir os alunos a uma percepção crítica, ou seja, tornar o filme significativo ao aluno.

Professor, utilize-se dessa ferramenta!

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22/06/2017

Festas Juninas

imagem de chapéu de palhaMês de junho é um mês frio e festivo. Mês de curtir as festas juninas!! Mas, qual a origem desta festa tão popular no Brasil? Como utilizar-se desta festividade para trabalhar os conteúdos curriculares com nossos alunos?

Mês de junho é um mês frio e festivo. Mês de curtir as festas juninas!!

Mas, qual a origem desta festa tão popular no Brasil? Como utilizar-se desta festividade para trabalhar os conteúdos curriculares com nossos alunos?

Separamos alguns materiais que podem auxiliar seu trabalho:

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Embora hoje as comemorações do mês de junho estejam vinculadas aos santos do catolicismo, elas já eram realizadas muito antes da era cristã. Os povos antigos, incluindo as civilizações gregas, egípcias e celtas, comemoravam o solstício de verão, no Hemisfério Norte, nos dias 21 ou 22 de junho, com o calor do fogo e muita bebida e comida. Essas celebrações eram para a fertilidade e também para rogar aos seus deuses fartura nas próximas colheitas.

Essa mistura entre festas cristãs de santos e folguedos pagãos estão presentes até hoje nas práticas culturais brasileiras. Alguns rituais foram trazidos, principalmente, por portugueses ao Brasil colonial, mas houve a contribuição dos espanhóis, holandeses e franceses, o que deu origem a diversos tipos de celebrações nas diferentes regiões do país.

No Brasil, essas celebrações foram associadas aos rituais do solstício de inverno, que também eram comemorados pelos povos nativos com muita festa e comida. A miscigenação étnica entre índios, africanos e europeus fez brotar no país uma série de belas expressões artísticas, como cantorias de viola e cordéis; emboladas de coco e cirandas; xote, xaxado e baião; sem falar nas quadrilhas e forrós.

Vamos dançar quadrilha?!!

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14/06/2017

Trabalho infantil

ícone trabalho infantilSerá que em pleno século XXI ainda existe trabalho infantil? Mas, afinal, o que é considerado trabalho infantil? No Brasil, é considerado trabalho infantil aquele feito por pessoas que ainda não completaram 16 anos, como regra geral.

Será que em pleno século XXI ainda existe trabalho infantil? Mas, afinal, o que é considerado trabalho infantil?

Separamos alguns materiais que podem o auxiliar no trabalho sobre essa temática:

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O trabalho infantil constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais.

No Brasil, é considerado trabalho infantil aquele feito por pessoas que ainda não completaram 16 anos, como regra geral. A exceção está no chamado “trabalho do adolescente” ou aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos, desde que se obedeça o que manda a legislação brasileira. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seus artigos 402 a 441, e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos artigos 60 a 69, estabelecem as condições em que o trabalho dos adolescentes é permitido.

Apesar da legislação, em 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2,6 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos trabalhavam em todo o território nacional.
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De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), são cerca de 168 milhões de meninos e meninas, de 5 a 17 anos, no mundo, em situação de trabalho escravo – o equivalente a 11% de todas as pessoas da mesma faixa etária.

Quando uma criança trabalha, diminui o seu tempo disponível para convivência familiar, para brincar, estudar e aprender. O trabalho infantil é a porta de entrada para as demais violações de direitos de crianças e adolescentes”, afirma Carmen Lucia Miranda Silvera, assessora técnica do Ministério da Saúde e responsável pelas ações de erradicação do trabalho infantil.

A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e dos adolescentes.

Não podemos ignorar esse problema!
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12/06/2017

Leitura de clássicos da Literatura

imagem do destaque leitura de clássicosPor que ler os clássicos? A leitura literária tem o poder de exercitar a fantasia e a imaginação, desenvolver a sensibilidade, ampliar a visão de mundo, despertar emoções e fazer refletir sobre a nossa própria existência.

Por que ler os clássicos?

Separamos alguns materiais que podem despertar em seus alunos o interesse pela leitura:

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Distraídos Venceremos
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Morte e Vida Severina
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O Vampiro de Curitiba
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Memórias Póstumas de Brás Cubas

A leitura literária tem o poder de exercitar a fantasia e a imaginação, desenvolver a sensibilidade, ampliar a visão de mundo, despertar emoções e fazer refletir sobre a nossa própria existência. No entanto, esse prazer pela Literatura não está sendo vivenciado pela maioria de nossos alunos com a frequência que deveria. Por que será?

Se perguntarmos para os alunos, estes nos apresentarão diversos motivos para não lerem textos literários autênticos, tais como: a dificuldade para entender o vocabulário, a extensão das obras e o fato de acharem que as histórias não dialogam com seus interesses.

Então, por que não apresentar a Literatura por meio de recurso audiovisual?

A "Série Livro Trailer" traz animações baseadas em obras literárias disponíveis nas bibliotecas das escolas. Partindo do conceito de trailer de cinema, são audiovisuais de curta duração que estimulam a leitura.  Vale a pena conferir!
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08/06/2017

Campanhas de Vacinação

Imagem contendo vacinaQual a importância das campanhas de vacinação que ocorrem todos os anos? Acesse os materiais e conscientize seus alunos!

Qual a importância das campanhas de vacinação que ocorrem todos os anos?

Separamos alguns materiais que podem o auxiliar no trabalho sobre essa temática:


Nas últimas décadas, o Brasil conseguiu erradicar doenças como a varíola, cujo último caso foi registrado em 1971, e a poliomielite, em 1989. Além disso, em 2015, o Brasil recebeu, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o certificado de eliminação da rubéola.

Esse resultado positivo é reflexo da imunização gratuita e em massa promovida desde 1973, quando foi criado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Por meio dele, a população brasileira tem acesso a todas as vacinas recomendadas pela OMS.

Apesar disso, os adultos, principalmente os homens, comparecem menos aos chamados para vacinação. Isso ocorre por que muitas pessoas acreditam que "vacina é coisa de criança" e, na verdade, não é. Alguns adultos, por sua condição de saúde ou exposição, precisam tanto de vacina quanto as crianças.

O Dia Nacional da Imunização, comemorado no dia 9 de junho, é um lembrete da importância das vacinas e serve também como método de apoio a saúde coletiva.

Informe-se e conscientize seus alunos!
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06/06/2017

Os Oceanos

imagem sobre oceanosPor que abordar o tema "Oceanos" com meus alunos se nossa escola não está localizada no litoral?

Os oceanos

Por que abordar o tema "Oceanos" com meus alunos se nossa escola não está localizada no litoral?

Separamos alguns materiais que podem o auxiliar no trabalho sobre essa temática:

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Os oceanos produzem 70% do oxigênio que respiramos e abrigam 80% das espécies animais e vegetais. São fonte de alimentos, energia, água e sal, entre outras matérias-primas importantes. Milhões de pessoas vivem em comunidades costeiras, utilizando os mares como meio de transporte, lazer e turismo. Eles são importantes reguladores do clima, absorvendo boa parte do calor gerado no planeta e acomodando variações de temperatura, além de serem o maior sumidouro de carbono da Terra, absorvendo cerca de 90% de todas as emissões de CO2.

Mas, apesar de sua importância, a vida marinha está ameaçada. O declínio na qualidade das águas e a acidificação dos oceanos, resultante da poluição e da ocupação desenfreada da zona costeira, mais as mudanças climáticas que aumentam a temperatura da água e a intensidade da radiação solar, causam, por exemplo, o branqueamento dos corais e a mortalidade em massa desses seres e, consequentemente, a perda da biodiversidade. Outro impacto causado pela degradação dos oceanos é a perda de áreas de algas calcárias, que são grandes depósitos de carbono e ajudam a manter a função regulatória natural dos oceanos como pulmão do planeta.

Os oceanos são bastante relevantes e deveriam ganhar mais atenção da sociedade e dos tomadores de decisão, visto que são tão importantes quanto as florestas para a regulação do clima da Terra. Então, por mais que sua escola não esteja localizada no litoral, é muito importante que seus educandos conheçam o assunto.
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02/06/2017

Semana do Meio Ambiente

imagem meio ambienteVocê sabe como conciliar o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza? Está procurando recursos didáticos para abordar esse tema em suas aulas?

Você sabe como conciliar o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza? Está procurando recursos didáticos para abordar esse tema em suas aulas?

Separamos alguns materiais que podem auxiliá-lo no trabalho interdisciplinar sobre essa temática:

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A harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza tem que deixar de ser utopia.

Com o objetivo de criar uma conscientização mundial sobre os temas ambientais, a Assembleia Geral das Nações Unidas, durante a Conferência de Estocolmo, em 15 de dezembro de 1972, estabeleceu 05 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA).

Mas, será que é válido comemorarmos a data? Sim. É válido desde que levemos as atitudes da semana do meio ambiente para todos os dias do ano.

Todos temos como contribuir, direta ou indiretamente, para a sustentabilidade. Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente e a exigência do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis, são fundamentais.

Como educadores, devemos inserir o tema em nossas aulas de forma que ultrapasse os muros da escola.  Então, que tal começar já?
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29/05/2017

A agricultura e o trabalhador rural

imagemVocê já se perguntou como seria sua vida sem o trabalhador rural? Já propôs esse questionamento aos seus alunos?

Separamos alguns materiais que podem lhe auxiliar no trabalho em sala de aula sobre esse assunto








A Convenção n.º 141 da Organização Internacional do Trabalho, em seu artigo 2º, define que:

a expressão ‘trabalhadores rurais’ abrange todas as pessoas dedicadas, nas regiões rurais, a tarefas agrícolas ou artesanais ou a ocupações similares ou conexas, tanto se trata de assalariados como (...) de pessoas que trabalhem por conta própria, como arrendatários, parceiros e pequenos proprietários, (...) cuja principal fonte de renda seja a agricultura e que trabalhem a terra por conta própria ou exclusivamente com a ajuda de seus familiares.

Todo dia 25 de maio comemora-se o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural. A data foi escolhida em homenagem a Fernando Ferrari, reconhecido por sua dedicação às questões sociais do trabalhador rural. A data, fixada na Lei n.º 4.338, de 1° de maio de 1964, pelo então presidente da República Humberto Castelo Branco, pretendia simbolizar o início de uma nova era de desenvolvimento agrícola, com destaque para a reforma agrária.

Levando-se em conta que a produção agrícola é a base da economia brasileira, é muito importante que, para além de comemorarmos a data, discutamos o assunto com nossos educandos.
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