Educadores

Almirante Tamandaré

ícone para bandeira
Bandeira


ícone brasão
Brasão


ícone para acessar hino
Hino


Municípios paranaenses >> A >> Almirante Tamandaré

O ouro e sua exploração estão relacionados ao desenvolvimento deste Município, que foi desmembrado de Colombo com o nome de Timoneira em 10 de outubro de 1947. Em 24 de março de 1956 houve a reintegração de seu antigo e tradicional nome de Almirante Tamandaré através da Lei Estadual n. 2.644. Situado a sudeste do Estado paranaense, pertence à Região Metropolitana de Curitiba. Entre seus potenciais, encontra-se a atividade extrativa mineradora, com cerca de 20 indústrias de cal e calcário situadas junto à Rodovia dos Minérios. Possui, também, duas fontes produtoras de água mineral que são engarrafadas e comercializadas. Criado através da Lei Estadual n. 02 de 10 de outubro de 1947, e instalado em 06 de novembro do mesmo ano, foi desmembrado de Colombo.

Topônimo: Homenagem ao ilustre brasileiro Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde e Marquês de Tamandaré, nascido na cidade gaúcha de Rio Grande em 13 de dezembro de 1807 e falecido em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. O Marquês de Tamandaré foi membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É patrono da Marinha do Brasil e participou de inúmeras lutas internas e das campanhas contra o Paraguai, Uruguai e Confederação do Equador. Etimologicamente o termo "Tamandaré" originou-se da língua Tupi, "tamanda-ré", depois da volta, existindo outra versão; "t" -amanari, o que veio depois da chuva (o mesmo que Noé da lenda do dilúvio entre os povos indígenas). Os primeiros habitantes foram os índios Tingüis. Em 1680 o Capitão Salvador Jorge Velho fez "Descoberto da Conceição" (lavra de ouro) no Distrito de Campo Magro. A primeira denominação que se deu ao lugar foi Nossa Senhora da Conceição do Cercado. Com este nome o povoado foi elevado à categoria de Freguesia em 10 de maio de 1873, através da Lei n. 438. em pouco tempo ganhava a distinção de vila pela Lei Provincial n. 957, de 28 de outubro de 1889, ano primeiro da República brasileira, tendo sido o último município criado no Paraná ainda em tempos de Império. Em 9 de janeiro de 1890 recebe a denominação atual, uma homenagem ao Almirante Marquês de Tamandaré.

A história do lugar se perde no tempo e no espaço. Seus habitantes iniciais e fundadores foram homens que perlustraram o primitivo planalto do Paraná, não muito tempo depois que Gabriel de Lara, o Capitão Povoador, se estabeleceu em Paranaguá. Da mesma forma que tantos outros municípios circunvizinhos, Almirante Tamandaré originou-se das entradas (bandeiras) organizadas por portugueses, vicentistas e paulistas, com o objetivo de encontrar ouro e prear índios. Do início da década de trinta até meados de 1956, Almirante Tamandaré passou por conturbado período político-administrativo. O Decreto Estadual n. 1.702 de 14 de julho de 1932 suprimiu a Vila de Tamandaré que passou a fazer parte do município de Rio Branco do Sul, sendo restaurado posteriormente, mas na divisão administrativa de 31 de dezembro de 1937, Almirante Tamandaré pertencia ao Termo e Comarca de Curitiba. O golpe mais duro na história tamandareense foi à extinção do município através do Decreto-Lei n. 7573, de 20 de dezembro de 1938, sendo o seu território integrado ao de Curitiba. Com a mudança de nome, ele passou a se chamar Timoneira, e alguns anos mais tarde integrava o município de Colombo. Somente em 24 de março de 1956, através da Lei n. 2.644, sancionada pelo governador Moysés Lupion, a localidade voltou à condição de município, tendo restaurado a sua antiga denominação de Almirante Tamandaré. Nesta última fase administrativa, o primeiro prefeito foi o Sr. João Batista de Siqueira.


ícone link externo
Caderno Ipardes
ícone plano municipal de educação
Plano municipal de educação
ícone link externo
Site da prefeitura
ícone plano nacional de educação
Subsídios para o monitoramento e avaliação do PME
Recomendar esta página via e-mail: