Educadores

Desafio Hora do Código

banner da página Desafio Hora do Código

Saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. Hoje em dia, é importante que as crianças saibam como as coisas funcionam devido ao grande avanço tecnológico. Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro, esse conhecimento ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso, é muito divertido.


O que é a Hora do Código?
A Hora do Código, criada pela ONG Code.org, é um movimento global que visa desmistificar a programação e mostrar aos alunos, professores e pais como dar os primeiros passos neste universo. Atinge milhões de pessoas em todo o mundo, envolvendo-as em eventos de programação, ou seja, qualquer pessoa de qualquer lugar pode organizar um evento da Hora do Código. Programar está ao alcance de todos!

No Brasil, o Programaê! é o principal apoiador desta iniciativa e quer mobilizar o maior número de participantes possível para que experimentem, por pelo menos uma hora, o poder transformador da tecnologia em um desafio chamado Desafio Hora do Código, que já ocorreu em 2014 e 2015.

O que é o desafio Hora do Código?
O Desafio Hora do Código é um evento internacional que objetiva levar o ensino de programação para todas as pessoas. No Paraná, a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Cascavel e região, o Programae!, com o apoio a Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná apresentam o Desafio Hora do Código para as escolas da rede pública estadual.

Durante o Desafio Hora do Código, os estabelecimentos de ensino participantes devem engajar o maior número possível de estudantes e professores realizando o maior número possível de atividades de programação contidas na plataforma. Assim, além dos alunos aprenderem ciência da computação poderão receber premiações para sua escola.

Quem pode participar?
O Desafio da Hora do Código está aberto para participação de estudantes e professores de todas as escolas públicas do Estado, municipais e estaduais.

Como participar?
Para participar é muito simples. Os professores, instrutores de informática e voluntários interessados deverão:

1) Participar do Curso de Formação para Professores disponível no site: www.programae.org.br/educador;
2) Inscrever-se como professor na plataforma da Hora do Código;
3) Criar suas turmas na plataforma e inscrever seus alunos;
4) Realizar a Hora do Código com seus alunos no período de 07 a 11 de novembro de 2016, semana da Hora do Código nas escolas;
5) Incentivar a participação dos alunos individualmente no período de 5 a 11 de dezembro de 2016 durante a Hora do Código Mundial;
6) Cadastrar sua escola no site: horadocodigo.fundetec.org.br;
7) Enviar o relatório de atividades de cada turma em formato PDF para o e-mail: desafiohoc@fundetec.org.br.

Saiba mais:

ícone desafio a hora do código
A hora do Código

ícone movimento maker
Movimento Maker

ícone pdf
Regulamento
Recomendar esta página via e-mail: