Educadores

Educação Profissional - TESTE

pdf

A Educação Profissional é uma Modalidade de Ensino encontrada na Educação Básica, sua oferta se dá através de Cursos Técnicos, de Formação Inicial e Continuada - FIC (qualificação) e de Formação de Docentes*.


Qual a diferença entre Curso Técnico em Nível Médio e Curso de Formação Inicial Continuada?
  • Os cursos de Formação Inicial Continuada ou de qualificação, são cursos que possuem carga horária reduzida e que não conferem um diploma de Técnico e sim uma Certificação para determinada função.
  • Os cursos Técnicos são cursos de longa duração, podendo ter carga horária mínima de 800 horas a 3333 horas, dependendo da forma ofertada. Ao seu término o aluno recebe um Diploma que lhe confere a Habilitação Técnica cursada juntamente com o Ensino Médio ou após a conclusão do mesmo.

Conheça um pouco mais sobre a Educação Profissional e a que público se destinam os cursos ofertados na Rede Estadual de Ensino no Estado do Paraná:

Cursos Técnicos de Nível Médio
ícone integrado
Ensino Médio Integrado

Destinado à alunos concluíntes 8ª Série/9º ano


ícone subsequenteSubsequente ao Ensino Médio
Para os que já concluíram o Ensino Médio e desejam uma profissionalização técnica.
ícone Proeja Proeja
Jovens e Adultos maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio


ícone ProfuncionárioProFuncionário
Ofertado aos funcionários em exercício nas escolas.
ícone etec brasilPrograma e-TECBrasil
Oferta de cursos técnicos em municípios com baixa densidade populacional.

Cursos de Qualificação Profissional
ícone programa adolescente aprendizPrograma Adolescente Aprendiz
Para adolescentes que estejam cumprindo medida sócio-educativa, com idade de 14 a 18 anos incompletos

Curso Profissionalizante
 Ícone
O Curso de Formação de Docentes:
antes conhecido como Magistério, não é considerado um curso técnico e sim um curso de formação que habilita para a docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Programas
casa familiar ruralCasa Familiar Rural: faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, oferta qualificação e cursos técnicos a jovens do meio rural e pesqueiro ícone pronatecPronatec
Cursos técnicos e de qualificação ofertados para alunos que estejam matriculados no Ensino Médio da rede estadual de ensino.


 

Você gosta de inventar, experimentar e inovar? Confira abaixo as oficinas oferecidas pelo Seed Lab.



OFICINAS

Introdução a
Robótica Livre

inserir texto alternativo da imagem
Criação e programação de robôs com materiais recicláveis e componentes do hardware Arduino. Os participantes aprendem a programar e a comandar os robôs com o software Snap4Arduino.

Inscreva-se aqui


Estúdio de
Criação

inserir texto alternativo da imagem
Introdução à aprendizagem criativa e ao processo “mão na massa”, com a criação de diversos objetos ou produtos por meio do uso de materiais recicláveis, componentes eletrônicos e outros.

Inscreva-se aqui

Cine Debate



Ampliação da discussão sobre a presença do cinema nacional nas escolas, a fim de contribuir culturalmente para a formação social dos estudantes. Venha participar conosco desse debate.

Inscreva-se aqui

Descomplicando a
Programação


Introdução à programação tem por objetivo ensinar os primeiros passos para se criar histórias, animações e jogos interativos. Aborda-se conceitos básicos de programação usando o Scratch.

Inscreva-se aqui

Meu primeiro
projeto de eletrônica


Construção de um circuito montado em papel usando bateria, LED e fita condutiva, bem como a criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis, utilizando o Makey Makey.

Inscreva-se aqui

Modelagem
e Impressão 3D

inserir texto alternativo da imagem
Introdução ao uso da impressora 3D (conceitos básicos). São abordados os tipos de impressoras, materiais utilizados e apresentadas informações sobre o software Autodesk 123D Design.

Inscreva-se aqui

Gincana com
Robôs Lego®


Construção/montagem e programação de Robôs Lego Mindstorms®. Os participantes irão montar  robôs de legos e ainda controlá-los remotamente. Venha participar conosco dessa gincana.

Inscrições encerradas
Em breve novas datas



Venha criar com a gente!!!

 



Ficou interessado(a)? Confira abaixo informações sobre como participar, inscrições e cronograma:


O Seed Lab, no ano de 2018, ofertará para todos os interessados (estudantes, professores, gestores, agentes educacionais, pesquisadores, pais de alunos e comunidade em geral) oficinas na perspectiva maker. Serão oficinas de iniciativas "mão na massa", voltadas à resolução colaborativa de problemas, à experimentação, ao desenvolvimento tecnológico e ao compartilhamento de conhecimento, estimulando uma cultura de inovação e criatividade.

Quer participar?
A participação pode ocorrer de duas formas:

Caravana escolar - consiste na organização de um grupo de alunos (lembre-se que são necessários no mínimo 14 alunos) de uma mesma escola da rede pública estadual. Nesta modalidade as escolas estaduais de Curitiba e Região Metropolitana poderão contar com o transporte realizado pelo ônibus da Seed, porém esse transporte só ocorre no período da tarde. As caravanas escolares podem ser agendadas diretamente com o Seed Lab; entre em contato conosco através do e-mail seedlab@escola.pr.gov.br, informando a oficina, o período, a data desejada, o nome da escola e um telefone para que possamos entrar em contato.

Individual - pode ser realizada por qualquer pessoa. Os interessados menores de 18 anos devem trazer a autorização assinada pelos pais ou responsáveis no dia da oficina. Essa autorização está disponível no formulário de inscrição.

Como realizar as inscrições?
Para a inscrição individual é necessário fazer uma pré-inscrição por meio de um formulário. A confirmação da inscrição será por meio do contato da equipe Seed Lab, via e-mail.
Para a inscrição de caravana escolar entre em contato conosco através do e-mail seedlab@escola.pr.gov.br, informando a oficina, o período, a data desejada, o nome da escola e um telefone para que possamos entrar em contato.


ícone informações gerais
Informações Gerais
ícone cronograma
Cronograma
ícone cronograma de férias
Cronograma - Atividades de férias

Recomendar esta página via e-mail: