Educadores

Enem - Cálculo da Nota

Enem >> Cálculo da Nota

Como é calculada a nota do Enem?

ícone para pdf
Teoria da Resposta
ao Item


ícone para pdf
Nota Técnica do Inep
A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas é utilizada a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes.

Dessa forma, a prova objetiva do Enem a nota não é dada somente pelo número de questões corretas, mas também levando em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Assim, o mínimo e o máximo em cada área do conhecimento dependem das questões que compõem a prova. Dessa forma, a nota mínima não é zero e a nota máxima não é 1000.

Um exemplo de cálculo pode ser observado pelos valores divulgados (ver tabela abaixo) e que correspondem à menor nota entre as mínimas registradas e à maior nota máxima dentre as registradas por todos os participantes do Enem 2012, nos diferentes modelos de prova de cada área do conhecimento do Exame.

Mínimo

Máximo

Ciências Humanas e suas tecnologias

295,6

874,9

Ciências da Natureza e suas tecnologias

303,1

864,9

Linguagens e códigos e suas tecnologias

295,2

817,9

Matemática e suas tecnologias

277,2

955,2


ícone para pdf
Guia do Participante
Os participantes que deixam a prova em branco ou erram todas as questões da prova recebem a nota mínima correspondente ao seu caderno de prova, conforme a Teoria de Resposta ao Item. Mais informações na publicação "Entenda sua nota no Enem - Guia do participante".
Recomendar esta página via e-mail: